Professores do IFPR reúnem-se no VII Encontro do CELIF – Instituto Federal do Paraná

Celif

Professores do IFPR reúnem-se no VII Encontro do CELIF

A Reitoria do Instituto Federal do Paraná (IFPR) recebeu o VII Encontro do Centro de Línguas do IFPR (CELIF) nos últimos dias 3 e 4 de outubro. O tema desta edição foi “Reflexões sobre os desafios linguísticos, políticos e metodológicos no trabalho docente no IFPR”. A atividade é realizada pelo Centro de Línguas do IFPR.

Para tais discussões, o evento contou com a presença de diversos palestrantes, de maneira presencial e online. O professor titular Kanavillil Rajagopalan, da Unicamp, um dos grandes nomes da Área de Estudos Linguísticos sobre Semântica e Pragmática das Línguas Naturais, abriu o evento com a palestra: “O Enigma da Língua Estrangeira”. Dividiram espaço de fala com o professor, outros colegas da área com especialidade em diferentes línguas, conforme atuação dos docentes do CELIF – Inglês, Espanhol, Libras e Língua Portuguesa como Acolhimento. Dentre eles: a professora Juliana Zeggio Martinez, da UFPR; a leitora do Timor-Leste Renata Franck de Anunciação; Sérgio Ferreira, docente de Libras da Unespar de Curitiba; Jorgelina Tallei, da Unila; a docente do IFBA, Joelma Santos, dentre outros. Na discussão sobre Internacionalização, o evento contou com a presença da Diretora de Relações Internacionais do CONIF, Ana Carolina Oliveira e do colega docente e Coordenador de Relações Internacionais do IFSP, Wagner Eduardo Rodrigues Belo.

A Coordenadora Geral do CELIF, professora Angélica Tomiello comenta que “o evento foi muito bacana e serviu para reunir os colegas após um interstício de falta de eventos presenciais, visto a dificuldade de executá-lo nos últimos anos. Além dos momentos de formação e das trocas, o evento foi extremamente útil para observarmos pontos que precisam ser aprimorados dentro do trabalho do CELIF”.

O objetivo do Encontro é reunir docentes da Área de Linguagens do IFPR, membros do colegiado do CELIF, para promover a formação continuada do grupo, bem como proporcionar momentos de trocas de experiências pedagógicas, como ocorrido durante as sessões chamadas “Partilhas Pedagógicas”. Além disso, foram promovidos debates sobre ações de internacionalização estruturadas para o IFPR, visto que o CELIF está lotado na Diretoria de Relações Internacionais (DRINT).

O Centro de Línguas do IFPR existe desde 2018. Criado com o objetivo de promover ações de ensino, pesquisa e extensão na área de línguas de modo que provoque reflexões quanto às práticas docentes do ensino no IFPR, bem como construir a política linguística na instituição e impulsionar a internacionalização de alunos e professores.

No encerramento do evento, o resultado da eleição para a nova Coordenação Geral do CELIF foi divulgado. A professora Ingrid Trioni Nunes Machado, do Campus Pinhais foi eleita para os anos de 2025 e 2026. A vice-coordenadora, professora Angélica Tomiello, acompanhará a transição e auxiliará na continuidade dos trabalhos em andamento, num trabalho conjunto com o Diretor de Relações Internacionais do IFPR, professor Daniel Bussolaro.

Os próximos encontros já estão previstos para o ano de 2025, a nível nacional e, em 2026, a nível estadual.

Acesse o perfil oficial nas redes sociais (@celif_ifpr) para mais informações sobre eventos, cursos e atividades do CELIF.