Publicado em
Cursos técnicos na modalidade concomitante serão oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho.
Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para 15 cursos técnicos na modalidade concomitante – em que o estudante realiza o curso técnico no contraturno do Ensino Médio – oferecidos pelo Instituto Federal do Paraná por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos contecem nos câmpus de Curitiba, Foz do Iguaçu, Ivaiporã, Londrina, Palmas e Paranaguá e na Unidade de Ensino Descentralizada (Uned) de Coronel Vivida. Ao todo, estão disponíveis 600 vagas.
Os cursos técnicos são oferecidos em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEED) e destinam-se exclusivamente aos estudantes matriculados no Ensino Médio em escolas públicas estaduais, inclusive aos alunos ligados à educação de Jovens e Adultos. A duração dos cursos é de até 2 anos, sendo que a carga horária total varia de 800h a 1200h.
Além dos cursos gratuitos, os estudantes do Pronatec terão direito aos benefícios de assistência estudantil e receberão todo o material didático necessário para acompanhar o curso. As aulas iniciam no dia 23 de julho.
Inscrições
A SEED é a entidade responsável por realizar a inscrição dos estudantes nos cursos. Os interessados em matricular-se devem procurar as escolas indicadas pelos Núcleos Regionais de Ensino de cada município até o dia 15 de junho de 2012. No período de 25 a 29 de junho, o estudante deverá confirmar a matrícula junto ao câmpus que oferece o curso desejado.
Os documentos necessários para inscrição são:
– Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia e original)
– Carteira de Identidade (cópia e original)
– CPF (cópia e original)
– Declaração de escolaridade
– Comprovante de residência, preferencialmente conta de luz (cópia e original)
– 1 foto 3×4
As opções de curso e locais de inscrição podem ser verificados no endereço eletrônico www.ifpr.edu.br/pronatec.
Conheça o Pronatec
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico em Emprego (Pronatec) foi criado em outrubro de 2011, com a sanção da Lei 12.513/2011. Tem como objetivo expandir, interiorizar, e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contribuindo para a melhoria da qualidade do Ensino Médio público e ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores.
Até 2014, o Governo Federal pretende investir R$ 24 bilhões de reais no programa, que atenderá 8 milhões de jovens e adultos em todo o país. No Paraná, o IFPR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) serão os ofertantes dos cursos do Pronatec.
A grande inovação do programa é a criação do Bolsa-Formação, ação que permite a oferta de vagas em cursos técnicos e FIC. Os cursos serão oferecidos gratuitamente a trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social.
Há dois tipos de Bolsa-Formação: a Estudante e a Trabalhador. Na Bolsa-Formação Estudante, cursos FIC (com duração entre 160h e 300h) e cursos técnicos com, pelo menos, 800 horas serão destinados a alunos das redes públicas de ensino médio. Já a Bolsa-Formação Trabalhador oferecerá cursos FIC para qualificação a pessoas em vulnerabilidade social e trabalhadores de diferentes perfis.
Além de criar a Bolsa-Formação, o Pronatec vai manter ações que já vinham sendo implementadas pelo Governo Federal, como o financiamento de cursos técnicos em instituições particulares por meio do Fundo de Financiamento Estudantil; a expansão da Rede E-TEC Brasil e das redes públicas de educação profissional e tecnológica.