IFPR lança Plano Diretor do câmpus Capanema no sábado (15) – Instituto Federal do Paraná

Plano de Desenvolvimento Institucional

IFPR lança Plano Diretor do câmpus Capanema no sábado (15)

A construção de um câmpus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no município de Capanema, na região Sudoeste do Estado, está cada vez mais perto de se tornar realidade. No sábado (15), representantes da instituição e do Governo Federal reúnem-se no munícipio para o lançamento do Plano Diretor, documento que estabelece o planejamento de utilização da infraestrutura visando excelência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão para as novas unidades do IFPR. A apresentação será realizada às 09h, no Parque de Exposições de Capanema. O evento contará com a presença do Chefe de Gabinete da Casa Civil, Carlos Carboni, e o do Reitor do IFPR, Irineu Mário Colombo.

A sede do IFPR em Capanema será construída em um terreno de aproximadamente 60 mil m², localizado na rua Cariris, s/n. O imóvel foi doado pela Prefeitura Municipal em fevereiro de 2012, como contrapartida para a instalação da unidade do IFPR pelo Governo Federal na localidade, anunciada em 16 agosto de 2011, no contexto da terceira fase de ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada pela presidenta Dilma Roussef em agosto do ano passado. A previsão é de que as atividades do Câmpus Capanema iniciem com dois cursos técnicos e um curso superior de licenciatura.

As outras seis unidades serão instaladas em Pitanga, Cascavel, União da Vitória, Pinhais, Colombo e Jaguariaíva.

Expansão do IFPR

Além da apresentação do plano diretor, o professor Irineu Colombo, reitor do Instituto Federal do Paraná, irá lançar o edital para a construção de novos prédios, tanto nos câmpus já existentes quanto para iniciar as obras nos novos câmpus.

Neste primeiro edital, serão investidos mais de R$ 70,9 milhões para a construção de 18 unidades, com prédios de aproximadamente 3,2 mil m². De acordo com o plano diretor, estes prédios são blocos pedagógicos compostos por dois andares, para o térreo estão previstos:  biblioteca (486 m²), área de exposições, sala de aula multiuso, espaço de convivência (pátio coberto), secretaria de assistência aos alunos; já para o andar superior, haverá área para o setor administrativo e coordenações, sala de professores, salas auxiliares e espaço de convivência para servidores. Em Capanema, esta fase contempla ainda um estacionamento com aproximadamente 65 vagas. Esta etapa de obras no IFPR será finalizada até 2014.

Estão previstas novas etapas para construção de blocos didáticos, laboratórios, de refeitório e manutenção para as unidades. O próximo edital, a ser lançado em 2013, contempla o bloco didático, com aproximadamente 3,8 m². Segundo a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR, que desenvolve o plano diretor, estes novos blocos terão 12 salas de aula, salas de videoconferência e 6 laboratórios, divididos entre o térreo e o andar superior.

O IFPR

O IFPR é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicâmpus e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. “Nosso diferencial é que estamos interiorizados, o que oportuniza facilidade de acesso e a criação de cursos voltados às realidades regionais”, afirma o reitor do IFPR, Irineu Colombo.

IFPR em números

O IFPR é a instituição federal de ensino que está presente no maior número de municípios do Paraná:

• 13 Câmpus nas cidades de Assis Chateaubriand, Campo Largo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama e ainda o Câmpus EAD/IFPR, com sede em Curitiba;
  • 7 Câmpus em fase de implantação (Pitanga, Cascavel*, União da Vitória, Capanema, Colombo e Jaguariaíva).

*O Câmpus Cascavel já tem aulas no curso técnico em Informática (subsequente), entretanto, como não há sede própria, está sendo contabilizado na terceira fase de expansão.

Em 2012, o Instituto Federal do Paraná oferece à comunidade paranaense:

• 76 Cursos Técnicos presenciais;
• 10 Cursos Técnicos na modalidade à distância;
• 17 Cursos Superiores presenciais;
• 01 Curso Superior na modalidade à distância;
• 01 Curso de especialização presencial;
• 03 Cursos de Pós-Graduação lato sensu na modalidade à Distância (12 outros cursos previstos para 2012);
• 04 Cursos de Extensão na modalidade à distância em andamento.

Dados do 1º semestre de 2012 apontam que o IFPR possui:
8.672 alunos na modalidade presencial;
31.983 alunos que cursam na modalidade EAD (nos pólos localizados nos Câmpus do IFPR)
Estima-se que o total de alunos atendidos pelo IFPR em todo o país seja de 84 mil estudantes.

Em seu quadro de funcionários, a instituição conta com:
• 566 docentes efetivos;
• 286 servidores técnicos-administrativos efetivos.