Seminário Nacional de Centros Vocacionais Tecnológicos tem a participação do IFPR
Publicado em
A Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), realizou nos dia 29 e 30 de novembro, em Brasília, o Seminário Nacional de Centros Vocacionais Tecnológicos. O evento reuniu pela primeira vez todas as experiências nacionais deste modelo surgido no Ceará, na gestão do deputado federal Ariosto Holanda como secretário de Ciência e Tecnologia, e hoje disseminado no país pelo MCTI como um programa nacional da Secis.
O Seminário teve um enfoque afirmativo a partir do tema de abertura – CVTs, Uma Política de Inclusão Social do MCTI -, abordado pelo secretário da Secis, Eliezer Pacheco. Em seguida, aconteceu o painel AVTs: Articulação, Novos Conceitos e Editais. A coordenadora do Programa CVTs no MCTI, Sônia da Costa, fez uma exposição do tema CVTs: Realidade Nacional e os Desafios das Redes Estaduais, com a participação de painelistas dos diversos estados que operam com a modalidade: Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e Bahia.
A expectativa é inserir o IFPR nas próximas chamadas públicas para implantação de CVTs em seus câmpus. Para iniciar este pleito participaram do Seminário em Brasília o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Silvestre Labiak Junior e o professor de comunicação do câmpus Jacarezinho, Welk Ferreira Daniel.
Cerca de 400 CVTs estão implantados no Brasil, numa diversidade de modelos que desafia a gestão do Ministério a definir uma política.
Com informações do jornalista e professor Welk Daniel.