Gestores do Pronatec/IFPR analisam 2012 e lançam desafios para 2013 – Instituto Federal do Paraná

Pronatec

Gestores do Pronatec/IFPR analisam 2012 e lançam desafios para 2013

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) está em funcionamento desde o ano passado no Instituto Federal do Paraná e já iniciou o trabalho com muita força.  Em 2012, o IFPR atendeu, por meio do Pronatec, 4.896 alunos em 19 municípios (Paranavaí, Londrina, Jacarezinho, Curitiba, Paranaguá, Telêmaco Borba, Irati, Palmas, Foz do Iguaçu, Umuarama, Ivaiporã, Paranavaí, Cascavel, Coronel Vivida, Campo Largo, Assis Chateaubriand, Umuarama, Arapuã e Ariranha do Ivaí).

A intenção do Governo Federal é de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), contribuindo para a melhoria da qualidade do Ensino Médio Público, por meio da Educação Profissional, e ampliando as oportunidades educacionais dos trabalhadores por meio do incremento da formação profissional.

Para este ano, os gestores do Pronatec/IFPR pretendem avançar ainda mais, tanto nas frentes de trabalho quanto na oferta de vagas. Segundo Marcos José Barros, coordenador geral do Bolsa Formação/ IFPR, em 2013 a oferta será de 7.870 vagas em curso de Formação Inicial e Continuada, nas ações do Programa na produção inclusiva dos centro de referências de assistência social dos municípios, seguro desemprego, para alunos da Rede Pública de Ensino, soldado em tempo de serviço militar ou que deram baixa recentemente, Pronatec Campo e Pronatec Copa.

A oferta também abrangerá novos municípios como Astorga, Ibaiti, Jardim Alegre, Lapa, Maringá, Pinhais, Pitanga, Rio Branco do Ivai, Siqueira Campos, São Jorge do Patrocínio, Pitanga e São Jerônimo da Serra.

“Continuamos os estudos de viabilidade para expandir para mais municípios, buscando atender a demanda de desenvolvimento profissional em outras regiões do Paraná com cursos de formação inicial e continuada”, explica Barros. “Outra frente de trabalho muito importante é o Pronatec no Campo que tem como objetivo expandir a oferta de educação profissional ao público rural”.

Segundo o Ministério da Educação, em todo País, os cursos vão começar no início de 2013, com 30 mil vagas para jovens, agricultores familiares, agentes de assistência técnica e extensão rural, povos e comunidades tradicionais e assentados da reforma agrária. iniciativa é uma parceria entre os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Educação (MEC).

A meta do Governo Federal é de atender, até 2014, 8 milhões de jovens e adultos pelo Pronatec em todo o país. No Paraná, o IFPR, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) são os ofertantes dos cursos do Pronatec.

A lista de cursos a ser ofertados em 2013 está disponível no em https://www.ifpr.edu.br/pronatec/cursos-ofertados/. No site também há mais informações sobre as modalidades ofertadas e como efetuar a inscrição.

Mais informações sobre o Pronatec/IFPR podem ser obtidas pelo telefone (41) 3595-7692