Plano Diretor do Câmpus Pinhais do IFPR será lançado no dia 15 de março – Instituto Federal do Paraná

campus pinhais

Plano Diretor do Câmpus Pinhais do IFPR será lançado no dia 15 de março

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Prefeitura de Pinhais promovem, no dia 15 de março, uma audiência pública para o lançamento do Plano Diretor do câmpus do IFPR no município. Durante a solenidade, que começa às 08h30 no auditório da Prefeitura, também será assinada a ordem de serviço para o início das obras. A construção começa ainda neste mês e a inauguração está prevista para março de 2014. O investimento inicial do Governo Federal é de, aproximadamente, R$ 15 milhões.

A audiência pública fará parte das festividades do aniversário de emancipação política do município, que completa 21 anos de fundação neste mês de março. A data do evento foi definida nesta semana, em reunião entre o prefeito Luizão Goulart e o reitor do IFPR, Irineu Mário Colombo. Além de definir as datas, o encontro também serviu para que o diretor geral do Câmpus Pinhais, o professor Paulo Yamamoto, nomeado para o cargo no início deste ano, fosse apresentado à equipe da Prefeitura.

Plano Diretor
O Plano Diretor é o documento que estabelece o planejamento estrutural para as novas unidades do IFPR. Ele tem foco na excelência das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O Câmpus
Cedido pela Prefeitura, o terreno do Câmpus Pinhais tem cerca de 60 mil m² e fica na Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, no Bairro Jardim Amélia. A área construída total será de 5,7 mil m² e contará com quatro blocos: um administrativo, um didático, um prédio para serviços e refeitório, além de uma quadra coberta.

Ainda em 2013, Pinhais e os municípios do entorno começarão a sentir os benefícios da presença do IFPR na Região. Está previsto para o mês de junho o início de cinco cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), com duração de até 180 horas, a serem ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Serão cerca de 170 vagas para Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Faturamento, Auxiliar de Crédito e Cobrança, Recepcionista e Comprador.

Já as aulas dos cursos regulares começam em 2014. Os cursos a serem ofertados serão definidos em conjunto com a população, com o Poder Público e com o Setor Produtivo. “Mas já sabemos que, logo de início, o câmpus deverá ofertar dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e um curso superior de Licenciatura”, comenta o professor Yamamoto.

Expansão
A instalação do IFPR em Pinhais está sendo viabilizada devido à parceria com o Poder Pùblico Municipal. “Além de destinar o espaço para a instalação do câmpus, a Prefeitura está honrando todos os compromissos assumidos no prazo estipulado, efetivando adequações de infraestrutura como terraplanagem, adaptação de vias de acesso, entre outroa”, afirma o diretor geral da futura unidade do IFPR.

Além de Pinhais, outros seis novos câmpus do IFPR estão em fase de implantação no Estado: Cascavel, União da Vitória, Capanema, Colombo e Jaguariaíva.

Lançamento do Plano Diretor do Câmpus do IFPR em Pinhais
Data: 15 de março de 2013
Horário: 08h30
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação – Avenida Iraí, 696, Bairro Weissópolis, Pinhais (PR).