Conselho Superior esteve reunido nesta terça-feira (26) – Instituto Federal do Paraná

Órgãos colegiados

Conselho Superior esteve reunido nesta terça-feira (26)

A primeira reunião ordinária no ano de 2013 do Conselho Superior do IFPR foi realizada nesta terça-feira, dia 26 de março, em Curitiba. Dentre os itens em discussão no encontro, os conselheiros aprovaram a alteração da Resolução 37/2012 que fixa o pagamento de gratificação de encargo de curso e concurso no IFPR, realizada ad referendum na Resolução 64/2012, assim como a apreciação da proposta do Plano Anual de Auditoria Interna 2013, também efetivada ad referendum na Resolução 01/2013.

Também foi aprovada a comissão eleitoral para eleições do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e Conselho de Administração e Planejamento (CONSAP). A comissão aprovada pelos membros do Conselho Superior é composta pelo professor Adriano William da Silva, Mario Cândido Athayde Junior, representante da sociedade civil, Vivaldo Cordeiro Gonçalves, representante dos técnicos administrativos, Carlos Alberto Pereira do Rosário e Izaias Costa Filho, como representantes da Gestão. Também foi aprovada que a deflagração do processo eleitoral em 60 dias.

O ponto em pauta mais discutido pelos conselheiros presentes foi o Regulamento de Estágios do Instituto Federal do Paraná. Após a leitura do parecer do professor Antonio Marcio Haliski, e as contribuições dos professores João Madureira, Adriano Willian, Ezequiel Westphal e Tarcisio Miguel Teixeira, assim como Roseli Sanches, representante dos egressos, o parecer foi aprovado pelo Conselho Superior.

O último item da pauta foi o relatório de Prestação de Contas 2012 do Instituto Federal do Paraná, apresentado pelo representante dos técnico administrativos no Consup, relator  Bruno Pereira Faraco. É competência do Conselho Superior do IFPR apreciar as contas do exercício financeiro e o relatório da gestão anual, emitindo parecer conclusivo sobre a propriedade e a regularidade dos registros. O relatório será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU) até 31 de março. O auditor Valdinei Henrique da Costa enfatizou a melhoria do relatório de prestação de contas ano a ano. Ainda em relação ao documento, o professor Irineu Colombo, reitor do IFPR e presidente do Conselho Superior, destacou que diferente de outras instituições, o IFPR privilegia o relato de suas atividades finalísticas, compondo o relatório com informações contábeis, mas também com uma prestação de contas para a sociedade do que está sendo realizado pelo Instituto Federal.

Em meio a aprovação do relatório de prestação de contas, o diretor Celio Tibes fez uma apresentação sobre a gestão da Diretoria Sistêmica de Educação a Distância, mencionando os resultados de auditoria interna realizada na unidade. Tibes destacou as mudanças realizadas desde setembro de 2012, com a substituição da equipe diretiva. Mencionou desde as providências e apurações realizadas em relação ao pagamento de bolsas de estudos, até a revisão de alguns itens referentes a parceria com as Organizações da Sociedade Civil.

Confira as fotos no Facebook