IFPR abre novo sistema para devolução da taxa de inscrição a estudantes da Vizivali – Instituto Federal do Paraná

Parceria

O IFPR lançou, na quarta-feira, um novo sistema para cadastro dos interessados em receber a devolução de R$ 50 referente à taxa de inscrição paga por estudantes de Pedagogia da Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali) para participação em curso de complementação da graduação, que seria oferecido pelo Instituto Federal do Paraná em parceria com o Governo do Estado. O curso, no entanto, não foi iniciado. Para recebimento do reembolso, o candidato deve acessar o endereço https://200.17.98.2/devolucao/ e informar corretamente o número do CPF, dados bancários, contato telefônico e endereço de e-mail.

O IFPR informa que o sistema financeiro do Governo Federal permite o pagamento do valor em conta-corrente ou conta-poupança da Caixa Econômica Federal. Além disso, é necessário que o estudante que realizou a matrícula e tem direito a receber a devolução seja o titular da conta informada.

Os estudantes que, porventura, possuam conta-corrente ou conta-poupança em outros bancos também devem informar todos os dados bancários solicitados pelo sistema, além do contato telefônico e e-mail para que o IFPR possa entrar em contato posteriormente.

Aqueles que não possuem nenhum tipo de conta bancária em seu nome devem marcar a opção “não possuo conta bancária” e informar, ainda, o telefone e endereço de e-mail, para contato posterior.

As dúvidas podem ser esclarecidas por meio do e-mail reembolso.ifpr@ifpr.edu.br ou pelo telefone (41) 3595-7668.

Tentativas de ressarcimento

A primeira tentativa de reembolso da taxa de R$ 50 se deu em 2010, quando o IFPR disponibilizou um sistema online para cadastro dos interessados em receber o ressarcimento. O sistema ficou aberto até o dia 14 de março de 2011. Cerca de 8,8 mil pessoas – 35% do total de inscritos no curso de complementação – conseguiram finalizar o cadastro com êxito e receberam o valor. O fornecimento de dados incorretos e conta bancária em nome de outra pessoa são os principais motivos pelos quais a instituição não conseguiu concluir os pagamentos na ocasião.