IFPR e Secretaria do Trabalho assinam ampliação do Programa de Desenvolvimento de Competências – Instituto Federal do Paraná

Parceria

O reitor Irineu Colombo e o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, estiveram reunidos nesta manhã, dia 26 de junho, na Reitoria do Instituto Federal do Paraná. Colombo e Romanelli assinaram um aditivo ao contrato entre a Secretaria e a Diretoria de Educação a Distância do IFPR que amplia o Programa de Desenvolvimento de Competências para o Trabalho no Paraná.

O Programa tem como objetivo melhorar a qualificação dos trabalhadores do Paraná, intensificando suas chances de ingressar e se manter no mercado de trabalho. “Percebemos que os trabalhadores procuravam a Agência do Trabalhador, identificávamos uma vaga coerente com seu perfil, porém eles retornavam porque não eram efetivados. Muitos se sentiam inseguros no processo de seleção ou não sabiam organizar o currículo. Também havia dificuldades para se manter no emprego”, explicou a coordenadora da Divisão de Documentação, Orientação e Certificação Profissional da Secretaria do Trabalho, Maria Augusta Araújo. O programa surgiu com a finalidade de ajudar os trabalhadores. “As Oficinas de Melhoria das Competências, apresentam conteúdo nas áreas de Língua Portuguesa, Marketing Pessoal e Profissional, Empreendedorismo, Relações Interpessoais no Trabalho, Direitos e Deveres do Trabalhador, Redação, Espanhol Instrumental, Matemática Básica, Noções de Informática e Inglês Instrumental”, enfatiza.

O programa já atendeu 4 mil pessoas, em 125 telesalas, buscando apoiar o ingresso, permanência e progressão no mercado de trabalho, além da melhoria no nível de escolaridade. A ideia é ampliar gradativamente até que o programa esteja disponível nas 220 agências do trabalhador no Paraná. A meta, até dezembro, é atender mais 5 mil pessoas.

As oficinas são realizadas na modalidade de educação à distância para facilitar o acesso dos trabalhadores. Há tutores presenciais, selecionados via Edital da Diretoria de Educação a Distância, em todas as telesalas instaladas nas agências do trabalhador e nos escritórios regionais da Secretaria do Trabalho.

Reunião também discutiu Bolsa-Formação Pronatec e fóruns de qualificação

Durante o encontro, Colombo e Romanelli trocaram informações sobre o Fórum de Apoio à Formação e Qualificação Profissional que está sendo realizado em várias regiões do Paraná com a participação do IFPR. A previsão da Secretaria é a promoção de 13 edições. Dentre seus objetivos, o fórum tem a intenção de sensibilizar e conscientizar as lideranças regionais para a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O fórum já foi realizado nas regionais de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina e Maringá. As próximas edições estão previstas para Paranavaí e Umuarama. Participam do encontro, além de representantes do Pronatec/IFPR, prefeitos, secretários municipais, agentes de qualificação profissional representados pelas instituições do Sistema Nacional de Aprendizagem (Senai, Senac e Senat) e Secretarias de Estado da Educação; do Trabalho, Emprego e Economia Solidária; da Família e Desenvolvimento Social e do Turismo.

Confira as fotos no Facebook