Publicado em
Uma carreata pelas principais ruas de Irati e as inscrições dos primeiros candidatos para os cursos que serão oferecidos em 2010 no Município pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) marcaram o dia 15. O lançamento do edital para o processo seletivo contou com a presença do deputado federal Ângelo Vanhoni, do deputado estadual Felipe Lucas, do reitor do IFPR Alípio Leal, o prefeito Sergio Stoklos e da vice Marisa Lucas.
Os primeiros cursos ofertados serão técnico em informática, agroecologia e vestuário. As aulas começam em março e serão disponibilizadas 120 vagas para cursos pós-médios com duração de dois anos e aulas no período noturno, de segunda a sexta-feira, e no sábado de manhã. Os candidatos precisam ter o ensino médio completo e se inscrever para o processo seletivo entre 15 de outubro e 08 de novembro no site www.ifpr.edu.br. As provas acontecem no dia 22 de novembro.
Os dois primeiros inscritos de Irati são Lenilton Simionato e Angélica Moro, que optaram pelo curso de Informática. Eles representaram todos os demais candidatos e futuros alunos que, após dois anos de qualificação, estarão aptos para atuar num mercado que dispõe de muitas oportunidades. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IPEA, o mercado para técnicos e tecnólogos no Brasil é um potencial pouco explorado. Há uma carência de 6 milhões de técnicos em todo o país. E as informações do Ministério da Educação, MEC, são que 72% dos ex-alunos formados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estão empregados e 65% atuam em sua área de formação.
O deputado Ângelo Vanhoni disse que o “Instituto Federal em Irati vai criar um impacto sócio-econômico em toda a região, tornando o município um pólo regional de atração de indústrias”. Ao comentar sobre os investimentos para consolidar o funcionamento da unidade o mais breve possível, Vanhoni comentou que “a educação não tem preço” e que o prefeito Sergio Stoklos tem obsessão em melhorar os índices sócio-econômicos da região que representa e fazer de Irati um centro irradiador de cultura.
O reitor do IFPR Alípio Leal afirmou que coube aos deputados Vanhoni e Felipe Lucas a tarefa de resgatar para Irati a unidade que por pouco não foi para outra região do Paraná, e a obstinação do prefeito foi fundamental no processo. “Conquista sem luta não tem sabor”, frisou Leal, ao destacar que “o Instituto Federal está aqui hoje pelo trabalho de todos, e do prefeito que semeia sabedoria”.
Instalações
Para viabilizar a implantação do Instituto Federal com aulas em 2010, o município adquiriu um imóvel de mais de 1.000 m2 de área construída, situado na Vila Matilde. Houve o investimento de R$ 1,2 milhões, que serão pagos de modo parcelado, durante quatro anos.
O IFPR de Irati começará a funcionar como unidade estendida do Câmpus Curitiba e, posteriormente, cumpridos os trâmites necessários junto ao Ministério da Educação, poderá se tornar o Câmpus Irati do IFPR.