Câmpus Cascavel recebe primeiro bloco na próxima semana – Instituto Federal do Paraná

Campus Cascavel

Câmpus Cascavel recebe primeiro bloco na próxima semana

Na próxima semana, a Direção Geral do Câmpus Cascavel deve receber das mãos da empreiteira responsável pela construção da sede definitiva do câmpus a primeira edificação do conjunto, um Bloco Didático de 450 metros quadrados, composto por seis salas de aula, dois laboratórios e dependências administrativas. Ao lado do primeiro, já se encontra em construção o segundo prédio, com 2,7 mil metros quadrados. A entrega do bloco é um marco na história do câmpus, que, desde 2011, oferece cursos de qualificação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec e o Curso Técnico em Informática.

O novo endereço está localizado no Jardim Florais do Panará. Por questões de segurança, os estudantes e servidores do câmpus devem ir para as novas instalações apenas no próximo ano, já que a administração aguarda o cercamento do terreno, previsto para iniciar em outubro. Cerca de 100 estudantes de três turmas do Curso Técnico em Informática serão atendidos nas novas dependências em 2013.

Para o Diretor Geral do Câmpus, professor Luiz Carlos Eckstein, a mudança é um estímulo para a equipe administrativa e docente. “A partir do próximo ano, nós teremos a estrutura física para fazer melhor o que nós já estamos fazendo, que é oferecer educação pública e de qualidade à população de Cascavel e da região. Teremos uma estrutura condizente, à altura de nossa equipe administrativa e pedagógica, o que nos permitirá oferecer melhores serviços e novos cursos técnicos e superiores, nos próximos anos, a toda a população”, garante.

Conheça a nova estrutura

Apesar do atraso na entrega do primeiro bloco devido às condições climáticas, o andamento das obras de todo o conjunto está dentro do cronograma previsto pela pró-reitoria de Administração (Proad) do IFPR. A infraestrutura do Câmpus Cascavel será construída tendo como base o plano diretor dos câmpus do IFPR. O documento estabelece o planejamento e a otimização da ocupação física do terreno e da infraestrutura já existente – no caso dos câmpus mais antigos – e tem como objetivo padronizar todas as unidades no Estado.

Além do bloco didático que já foi entregue e o bloco administrativo que se encontra em construção, o zoneamento do Câmpus Cascavel prevê a existência de outros cinco setores: um bloco didático de 3.500 m²; um setor de apoio didático – que consistirá em laboratórios técnicos, com cerca de 600 m2; um setor de convivência, com refeitório e espaços de lazer, com 1.300 m²; espaços de uso múltiplo, com auditório e centro de convenções, além de um núcleo esportivo, com quadra coberta poliesportiva e ginásio. O investimento inicial do Governo Federal em cada câmpus do IFPR é de, aproximadamente, R$ 15 milhões.

Imagens do novo bloco estão disponíveis na página do IFPR no Facebook.