Membros do Consepe e do Consap tomam posse em Curitiba – Instituto Federal do Paraná

Consap

Membros do Consepe e do Consap tomam posse em Curitiba

Na manhã desta quinta-feira (17), foi realizada a solenidade de posse dos primeiros membros dos Conselhos de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) e Administração e Planejamento (CONSAP). O ato foi presidido pelo reitor pro tempore do IFPR, professor Jesué Graciliano da Silva e contou com a presença dos presidentes dos conselhod, o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Evandro Cantú, e do pró-reitor de Administração, Gilmar Ferreira.

Ao todo, 27 conselheiros tomaram posse na manhã de ontem. A solenidade iniciou com a assinatura dos termos de posse pelos conselheiros de Ensino, Pesquisa e Extensão, seguidos dos conselheiros de Administração e Planejamento. O ato foi encerrado pela fala do reitor pro tempore, organizada na apresentação “A participação dos estudantes, servidores e comunidade externa na melhoria contínua dos Institutos Federais”, em que falou sobre o processo decisório no IFPR, o papel dos conselhos na prestação dos serviços do IFPR à comunidade, a responsabilidade dos conselheiros em representar os interesses dos servidores e discentes que os elegeram. O professor Jesué destacou, novamente, o texto ao Artigo 206 da Constituição Federal, que destaca a pluralidade e a gestão democrática das instituições que compõem o sistema público de ensino no país. “A presença dos servidores e alunos no conselho não uma concessão de um dirigente. A escolha de representantes que vão discutir aspectos do bom andamento da instituição é um direito previsto pela legislação brasileira e pelo Regimento Geral do IFPR”, reforçou. No final da fala, os presentes puderam participar, expondo suas opiniões sobre a participação nos conselhos e como isso vai aproximar a reitoria dos câmpus.

Conselho de Administração e Planejamento

Presidido pelo pro-reitor de Administração, Gilmar Ferreira, o Conselho de Administração e Planejamento (CONSAP) é um órgão deliberativo com a função de propor e criar normas em relação à política e gestão administrativa e de planejamento, contemplando recursos humanos, financeiros e infraestrutura. Foram empossados na tarde de ontem os seguintes conselheiros:

Anderson Coldebella
Antonio Cecílio Silvério
Bruno Pereira Faraco
Carlos José Dalla Nora
Eduardo Liquio Takao
Eliane Aparecida Mesquita
Fábio Belloni Silva
Marcelo Mazzetto
Marcelo Rodrigues da Silva
Nelson Alves de Oliveira