Ideias, impacto e desenvolvimento: segunda edição do SE²PIN tem início na terça-feira – Instituto Federal do Paraná

Tem início na próxima terça-feira (29) a segunda edição do Seminário de Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (SE²PIN) do IFPR. O Câmpus Paranaguá será a sede do evento, que recebe 1200 estudantes. Com uma ampla programação científica e cultural, o II SE²PIN conta com a apresentação na forma de pôster de 400 trabalhos de extensão, pesquisa, inovação e ensino. Outros 40 serão apresentados como comunicação oral em grupos de trabalho. A programação de oficinas também já foi publicada e conta com atividades artísticas, esportivas e culturais.

As delegações começam a chegar na terça-feira (29). Durante o dia, ocorre o credenciamento dos participantes. Às 18h, a programação científica tem início, com a conferência “Perguntando ao usuário como criar produtos inovadores”, com o professor Carlos Eduardo Zander. Logo após, às 22h, os participantes assistem ao espetáculo “Aquarela de Sombras”, do grupo IFPalco (Câmpus Ivaiporã), o show “Cantarolando”, do Clube da Música (Câmpus Foz) e uma apresentação de Fandango, ritmo tradicional e folclórico do litoral paranaense.

Mais do que um evento científico, o SE²PIN é um espaço de estímulo e divulgação das diferentes atividades desenvolvidas pelo IFPR em projetos de ensino, extensão, pesquisa, inovação, além daqueles desenvolvidos no âmbitos de programas institucionais de assistência estudantil – como o Programa de Bolsas de Inclusão Social (PBIS) – de estímulo à docência – como o Programa Institucional de Bolsas de Estímulo à Docência (PIBID) – e atividades culturais diversas. Com o tema “ideias, impacto e desenvolvimento”, o evento tem como principal objetivo articular os estudantes e professores ligados a todos estes projetos. “O que queremos é agrupar essas ideias e diferentes perspectivas e avaliar de que forma elas interferem na realidade. Essa interferência, advinda da relação dos nossos projetos com a sociedade, é que pode gerar o desenvolvimento”, afirma o Diretor de Pesquisa do IFPR e membro da Comissão Organizadora, professor Ezequiel Burkarter.

Apresentação de trabalhos, conferências, oficinas e atividades culturais fazem parte da programação

A programação diurna do II SE²PIN acontece nas dependências do Câmpus Paranaguá e é composta por apresentações de trabalhos em pôster e de forma oral, nos grupos de trabalho. Além disso, os estudantes e servidores poderão participar de conferências com os pesquisadores Carlos Eduardo Zander (Fundação Certi), Cláudio Adriano Piechnik (UFPR), Wyllys Abel Farkatt Tabosa (IFRN), Guido Nunes Lopes (UFRR) e Cristiano Passos (Secretaria de Inclusão Digital/MC). Durante a noite, serão realizadas apresentações culturais de teatro, música e dança, a cargo de grupos artísticos dos câmpus. Todas as apresentações culturais serão na Associação Banestado, em que estão hospedados os participantes do evento. Na quinta-feira (31), último dia de evento, serão realizadas oficinas artísticas e culturais e também a I Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH), que apresenta 21 protótipos e produtos inovadores desenvolvidos nos Câmpus do IFPR. “Montamos uma programação eclética, que mescla as atividades tradicionais de eventos científicos com atividades culturais. Acreditamos que o pesquisador deve estar sempre aberto e interagir com outras realidades. Mais uma vez, afirmamos o objetivo do evento, que é o desenvolvimento possibilitado pela interação de diferentes ideias e o impacto que causam na realidade social”, explica Burkater.

A programação completa está disponível para consulta na página do SE2PIN.

Mais informações

Outras informações podem ser encontradas na página do evento. Na manhã desta sexta-feira (25), a Comissão Organizadora publicou novos documentos: Recomendações de Boa Convivência; Programação das Oficinas; e Ensalamento das Comunicações Orais. Confira!