JIFs 2013 reunirão mais de mil estudantes atletas de todo o Brasil em Foz do Iguaçu – Instituto Federal do Paraná

JIF Nacional

Mais de mil estudantes de 35 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica estarão reunidos em Foz do Iguaçu de 18 a 22 de novembro. Eles participam dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIFs) 2013. Os atletas competirão em cinco modalidades individuais (Atletismo, Natação, Judô, Vôlei de Praia e Tênis de Mesa) e cinco coletivas (Basquetebol, Handebol, Futsal, Voleibol, Xadrez).

O IFPR, anfitrião do evento, enviará a maior delegação aos Jogos. Serão 154 atletas. Somados aos integrantes dos institutos federais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, esses competidores também compõem a maior delegação regional, totalizando 289 estudantes atletas.

As regiões Nordeste e Sudeste também se destacam. Cada uma enviará aproximadamente 200 atletas. Além disso, o Nordeste possui dez institutos federais envolvidos nos JIFs 2013, o maior número entre as cinco regiões do país.

Dez hotéis da região de Foz do Iguaçu já foram acionados para acomodar os integrantes das 35 delegações na cidade que possui uma das sete maravilhas da Natureza, as Cataratas do Iguaçu; a segunda maior hidrelétrica do mundo, a Itaipu, e que também faz fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Programação
A programação dos JIFs 2013 já está disponível na página do IFPR.  No dia 17 de novembro, domingo, no Câmpus Foz do Iguaçu do IFPR (Av. Araucária, 780 – Vila A), haverá o credenciamento das delegações e sorteio das chaves.  A abertura dos JIFs 2013 será realizada às 19h45 de segunda-feira, dia 18, no Centro Esportivo Costa Cavalcanti (Rua Lisboa 200), espaço cedido pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

Locais
As competições de Judô, Tênis de Mesa, Xadrez, Voleibol e Basquetebol, serão realizadas no Câmpus Foz do Iguaçu do IFPR (Av. Araucária, 780 – Vila A). Já as atividades relacionadas a Atletismo, Natação, Voleibol de Areia Feminino, Futsal e  Handebol ocorrem no Centro Esportivo Costa Cavalcanti (Rua Lisboa 200, Jardim Alice I). As partidas de futebol estão marcadas para o campo da Associação dos Jardim Karla, Laranjeiras e Petrópolis (AKLP), que também fica na Vila A.

Organização
Os JIFs 2013 são uma promoção do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com a realização do IFPR e CONIF e apoio da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. A execução geral está sob a responsabilidade de uma Comissão Geral, presidida pelo professor Izaias Costa Filho (Kiko), do IFPR. Quem gerencia a competição é a Comissão Nacional para Eventos Esportivos da Rede Federal, que tem como presidente o professor João Holanda (IFRN).

Página dos Jogos Nacionais dos Institutos Federais (JIFs) 2013 (IFPR):

Programação oficial dos JIFs 2013

Confira, a seguir, o quadro de instituições e as delegações de cada instituto federal:

REGIÃO NORTE

INSTITUICÕES / TOTAL DE ATLETAS