Programa Mulheres Mil de Paranavaí forma mais duas turmas – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Programa Mulheres Mil de Paranavaí forma mais duas turmas

No dia 13 de novembro, o Programa Mulheres Mil de Paranavaí formou mais 63 mulheres nos cursos de Auxiliar de Costura e Auxiliar de Cozinha. As primeiras turmas dos cursos tiveram inicio em fevereiro de 2012, profissionalizando 50 mulheres. Em 2013, duas novas turmas iniciaram. Durante a formatura, as estudantes do curso de Auxiliar de Costura realizaram um desfile com peças produzidas durante o curso. O Coordenador Geral do Pronatec no IFPR, professor Marcos José Barros, esteve presente no evento.

Os cursos oferecidos pelo Câmpus Paranavaí foram escolhidos levando-se em conta o arranjo produtivo local da Região Noroeste do Estado. “Esta região é responsável por 70% da produção industrializada de produtos derivados da mandioca do país. Com base nesses dados, fez-se a oferta do curso de auxiliar de cozinha. Já o curso de auxiliar de costura foi ofertado devido à região noroeste do Paraná também ser um polo nacional da indústria da confecção, que apresenta grande demanda de mão de obra”, afirma a professora Dailhane Bassinello.

Cursos são estímulo para continuar os estudos

Aluna Ednéia Bambolim Lucas foi aluna do curso de Auxiliar do Costura em 2012 e atualmente trabalha em uma facção em Paranavaí. Além disso, ela voltou a estudar e está concluindo o ensino médio. Histórias assim são comuns entre as estudantes que passam pelo programa. “De forma geral, diversas alunas do programa voltaram a estudar e estão cursando o ensino médio por meio do CEEBEJA de Paranavaí”, explica Dailhane.

Atualmente, duas empresas da região disponibilizaram duas vagas duas vagas de emprego para as alunas do cursos de Auxiliar de Costura para atuar em uma facção e mais duas vagas para o curso de Auxiliar de Cozinha para atuarem em uma lanchonete. As interessadas estão passando por um processo de seleção.

Experiências relatadas em blog

Preparação de pratos típicos japoneses, manhã do cachorro-quente, barraca de bolos na época de festa junina, produção de peças de roupas para o público infantil e adulto. Muitas foram as atividades desenvolvidas pelas alunas do Programa Mulheres Mil de Paranavaí em 2013. O registro de todas elas pode ser acompanhado no blog do programa. Acesse: www.mulheresmilparanavai.blogspot.com.br.

Mais imagens da formatura estão disponíveis na página do IFPR no Facebook.