Proposta do IFPR é selecionada pela CAPES – Instituto Federal do Paraná

Capes

Proposta do IFPR é selecionada pela CAPES

O Instituto Federal do Paraná teve uma proposta aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para participação no Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE). O envio da proposta, no valor de mais de R$ 400 mil, foi uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proens), por meio da Diretoria de Ensino Superior e Pós-Graduação (Desup). Os projetos selecionados receberão recursos de custeio e de capital para a aquisição de bens e materiais permanentes, destinados à criação dos laboratórios interdisciplinares.

De acordo com a Desup, um dos principais critérios analisados na seleção das propostas é a adesão do proponente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido no IFPR desde 2012. Os laboratórios serão um espaço de uso comum das licenciaturas e destinam-se a promover a integração entre diferentes cursos de formação de professores. “Os laboratórios serão implementados nos câmpus de Palmas e de Paranaguá. Não haverá construção de prédios. Vamos utilizar salas de aula existentes, já que a finalidade do LIFE é justamente criar um espaço em que as turmas de Licenciaturas possam interagir”, explica a coordenadora do projeto, professora Mirele Carolina Werneque Jacomel.

Docentes dos cursos de Licenciatura, discentes dos cursos de Licenciatura, bolsistas do PIBID e a comunidade ligada à formação docente serão beneficiados. A expectativa é a de que o espaço possibilite o desenvolvimento de metodologias voltadas para a inovação das práticas pedagógicas, para a formação de caráter interdisciplinar dos estudantes de licenciatura, para a elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar e para o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC’s).