Comissão Eleitoral Central anuncia eleições para a escolha de 16 novos membros para o CONSUP – Instituto Federal do Paraná

CONSUP

A Comissão Eleitoral Central publicou às 21h desta segunda-feira (24) o Edital 01/14, que rege o processo eleitoral para escolha dos novos membros do Conselho Superior do IFPR (Consup). Professores, técnicos administrativos e estudantes do IFPR são chamados a participar do pleito, que elegerá 4 membros suplentes representantes dos docentes, outros 4 membros suplentes representantes dos técnicos-administrativos e 4 membros titulares e seus suplentes para a categoria dos discentes.

Para auxiliar candidatos e eleitores, a Comissão Eleitoral Central preparou um vídeo com instruções sobre o processo seletivo:

Como será o processo eleitoral?

Os interessados a candidatarem-se às vagas abertas nesse processo eleitoral devem se inscrever nos dias 27 e 28 de fevereiro, das 09h às 21h nos câmpus e das 08h30 às 17h30 na Reitoria do IFPR, e no dia 06 de março, das 09h às 12h nos câmpus e das 8h30 às 12h30 na Reitoria. A divulgação dos candidatos inscritos será no dia 6 de março, a partir das 21h. O período pra interposição de recursos se dará até às 21 horas do dia 7 de março, seguida da homologação dos candidatos inscritos.

Candidatos homologados terão até às 21h do dia 13 de março de 2013 para a divulgação da candidatura. No dia 13, os servidores interessados em atuar como fiscais nos locais de votação deverão se inscrever. A eleição está marcada para o dia 14 de março, das 09h às 21h nos câmpus e das 08h30 às 17h30 na Reitoria. A apuração se dará no mesmo dia, imediatamente após às 21h nos câmpus e após às 17h30 na Reitoria.

A divulgação dos resultados preliminares será no dia 17 de março de 2014, às 21h. Mais uma vez, os candidatos terão 24 horas para interposição de recursos. O resultado final será publicado no dia 18 de março de 2014.

Todos os documentos relativos às etapas do processo eleitoral serão publicados na página do Consup, no site do IFPR. O cronograma detalhado está descrito no Item 2 do Edital 01/14.

Quem pode ser um candidato?

Estão aptos a candidatarem-se às vagas de membros titulares e suplentes os docentes, técnicos administrativos e discentes que preencherem os seguintes requisitos:
a) servidores docentes do quadro de pessoal ativo permanente do IFPR;
b) servidores técnicos administrativos do quadro de pessoal ativo
permanente do IFPR;
c) discentes com idade mínima de 16 anos, matriculados em curso regular
presencial do IFPR com duração mínima de 02 dois anos.

Não podem se candidatar aqueles que se enquadrem nas situações (como, por exemplo, afastados para qualificação, em licença, cedidos para outras instituições, no caso dos servidores, ou matriculados no último ano do curso, no caso dos discentes) previstas nos itens 4.2 e 4.3 do Edital 01/14.

A inscrição do candidato deverá ser realizada por categoria, em requerimento próprio (Anexos I, II e III) impresso em duas vias devidamente preenchidas e assinadas. Os documentos deverão ser entregues à Comissão Eleitoral Local, juntamente com cópia de documento oficial com foto e comprovação do vínculo à categoria. Os documentos comprobatórios estão descritos no item 5.2 do Edital 01/14.

Quem está apto a votar?

Estarão aptos a participar das eleições na condição de eleitores:
a) servidor docente do quadro de pessoal ativo permanente do IFPR;
b) servidor técnico administrativo do quadro de pessoal ativo permanente do IFPR;
c) discentes matriculados em curso regular presencial do IFPR com duração mínima de dois anos;

Cada eleitor poderá votar em até quatro candidatos distintos, pertencentes a sua categoria, independentemente da unidade.

Não estão aptos a votar os descritos no item 6.2 do Edital 01/14.

A unidade de votação onde os servidores estarão aptos a votar será a sua unidade de lotação ou exercício, exceto os servidores técnicos administrativos e os docentes lotados ou com exercício na Diretoria de Educação a Distância, que votarão no Câmpus Curitiba.

Como será a eleição nos câmpus em implantação?

Os Docentes e Técnicos Administrativos lotados nos Câmpus em implantação – Capanema, Colombo, Pinhais, Pitanga, União da Vitória e Coronel Vivida – deverão realizar as suas inscrições e votação conforme descrito abaixo:

Capanema: Cascavel
Colombo: Curitiba
Pinhais: Curitiba
Pitanga: Ivaiporã
União da Vitória: Palmas
Coronel Vivida: Palmas

Onde posso encontrar mais informações?

Todas as informações referentes a esse processo eleitoral estão descritas no Edital 01/14. Na página do Consup, no site da Reitoria do IFPR, você também encontra informações sobre o Consup, a mais importante instância consultiva e deliberativa do IFPR.