Reitores de institutos federais participam de curso em administração pública – Instituto Federal do Paraná

Administração Pública

Reitores de institutos federais participam de curso em administração pública

Capacitar os reitores dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Este é o objetivo do programa que iniciou ontem, segunda-feira, 22, fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Os temas abordados nos cursos foram escolhidos com base em necessidades de capacitação levantadas com os próprios reitores.

Dentre os assuntos que serão ministrados encontram-se questões que dizem respeito ao papel do Instituto Federal no contexto em que está inserido, à gestão de estruturas administrativas dos campi e às práticas administrativas que melhor se adaptam às particularidades do setor público, por exemplo.

“A ação dirigida aos reitores abordará tudo o que é necessário para que o gestor possa ter a sua tomada de decisão orientada pelo conhecimento profundo e apropriado a gestão pública”, afirmou Gleisson Rubin, diretor de articulação e projetos especiais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC.

Curso – Ao todo serão 197 horas de cursos e seminários temáticos. Estes últimos abrangerão aspectos do contexto da educação tecnológica, gestão e ética, marketing organizacional, Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros. No ano passado, a Enap já capacitou 100 diretores gerais dos campi dos institutos federais. Em 2010 serão mais 150.

O reitor do IFPR, professor Alipio Leal, participa da capacitação até a próxima sexta-feira, 26, em Brasília. Em outros módulos do curso os diretores Irineu Colombo, Luiz Gonzaga, Marco Aurélio Visintin e Irapuru Haruo Flórido já fizeram a capacitação na Enap.

(Colaboração: Ass. Comunicação Setec/MEC)