Publicado em
As aulas iniciam hoje, dia 2, para 555 novos alunos do Instituto Federal do Paraná, nos Campi de Curitiba e Paranaguá. A recepção será às 19 horas e vai ocorrer simultaneamente nas duas cidades. Os calouros estão matriculados em 14 cursos técnicos de nível médio, sendo seis cursos integrados ao Ensino Médio e oito subseqüentes.
Na Capital, a cerimônia está sendo organizada em conjunto com a Universidade Federal do Paraná e acontece no pátio do Campus Curitiba localizado na Rua Dr. Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas. O Campus vai receber 370 alunos distribuídos nos cursos de Contabilidade – Ensino Médio Integrado; Informática – Ensino Médio Integrado; Ensino Médio, Contabilidade, Enfermagem, Higiene Dental, Massoterapia; Prótese Dentária e Radiologia.
Entre as atividades programadas para esta noite estão a apresentação do grupo artístico-desportivo Gapi, que fará três pequenos espetáculos de Ginástica Rítmica e a Aula Magna, neste ano ministrada pelo prefeito de Curitiba, Beto Richa.
Em Paranaguá serão recebidos 185 estudantes nos cursos técnicos de Aqüicultura – Ensino Médio Integrado; Informática – Ensino Médio Integrado; Logística – Ensino Médio Integrado; Informática e Mecânica. Em Paranaguá a aula magna será ministrada pelo professor e Chefe de Gabinete do Governo do Estado, Carlos Augusto Moreira Júnior.
Instituto Federal do Paraná
O Instituto Federal do Paraná foi criado em 29 Dezembro de 2008 quando o presidente Lula sancionou a lei 11.892, que transformou a Escola Técnica da UFPR em Instituto Federal do Paraná e criou 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Presentes em todos os estados brasileiros os Institutos fazem parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e aumentam o número de vagas em cursos técnicos de nível médio, em licenciaturas e em cursos superiores de tecnologia.