Professor Colombo participa de reunião com Presidenta Dilma em Brasília – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Professor Colombo participa de reunião com Presidenta Dilma em Brasília

O reitor do IFPR, professor Irineu Mário Colombo, participou de uma reunião com a Presidenta Dilma Rousseff e com o Ministro da Educação, Henrique Paim, no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta-feira (21). Na ocasião, a Presidenta da República recebeu os reitores das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Propostas de ações para o fortalecimento da EPT foram apresentadas por meio de um documento, entregue à presidenta pelo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Augusto Caldas Pereira. Duas delas foram abordadas, durante a reunião, pelo professor Colombo.

A primeira diz respeito à destinação de recursos para a reestruturação dos câmpus já existentes nos Institutos Federais e demais instituições que compõem a rede federal de EPT. Já, a segunda, refere-se à ampliação das ações do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), na perspectiva de construção de um itinerário formativo. “Isso significa permitir que o estudante dos cursos de formação inicial e continuada do Pronatec sigam estudando em um curso técnico. Esta proposta já havia sido apresentada pela pró-reitoria de Ensino (Proens) do IFPR à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica em meados de 2013”, explica o professor Colombo.

A Presidenta da República mostrou-se entusiasmada com a ideia. “Além de atender a demanda do mercado, com a oferta de cursos de qualificação profissional para oito milhões de trabalhadores, teremos a oportunidade de qualificar este trabalhador para ir além e fazer curso técnico”, afirmou Dilma.

Presidenta recebe proposta de ações para a Rede Federal