Publicado em
A programação do Curso de Capacitação de Controle e Avaliação do IFPR, promovido por intermédio da Pró-Reitoria de Administração (Proad) em colaboração com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), chegou ao fim nesta quarta-feira (6), em Curitiba. Os cerca de 40 servidores que participaram estavam reunidos na Reitoria desde segunda-feira (4). Durante a manhã desta quarta-feira (6), o reitor, professor Irineu Mario Colombo, participou do evento. Ele afirmou aos presentes que a gestão empreende esforços para que os bens de todas as unidades do IFPR sejam devidamente tombados e patrimoniados até o final de 2014. “Realizar este controle demonstra que temos zelo pelos bens da instituição. Por isso, temos a preocupação em disponibilizar treinamentos, ferramentas e equipamentos que vão auxiliar na tarefa de patrimoniar esses bens. E caberá a vocês difundirem os conhecimentos adquiridos neste curso entre seus colegas”, observou.
Nos últimos meses, a Proad intensificou os trabalhos em conjunto com a Comissão Central e as Comissões Locais nos câmpus e na Reitoria, para que seja possível a localização, identificação, o tombamento e a etiquetação e avaliação de todos os bens do IFPR. O esforço faz parte do processo de desconcentração das atividades administrativas do IFPR.
A Coordenação de Almoxarifado e Controle Patrimonial (Cacp) realizou a entrega de 15 impressoras do modelo Argox – Barcode Printer para confecção das etiquetas QR Code, que serão utilizadas para patrimoniação de bens. Os servidores também receberam treinamento para a realização dos procedimentos de cadastramento e tombamento dos bens no módulo patrimônio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), impressão da etiqueta, emissão do termo de responsabilidade aos responsáveis pela guarda dos bens, além dos procedimentos de controle e movimentação dos bens.
Sobre o curso de capacitação
O curso foi ministrado por Diogo Duarte Barbosa, Diretor Técnico da empresa Casp Online, especializada em Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Os participantes são servidores dos câmpus e das pró-reitorias do IFPR e atuam como chefes da Seção Contábil e de Patrimônio dos Câmpus, contadores e membros da Comissão Central do Patrimônio.
O objetivo da atividade foi apresentar, aos responsáveis nos câmpus, os procedimentos de controle e de avaliação do patrimônio, para que se possa realizar de forma mais eficiente o inventário e a avaliação dos bens do ativo permanente.