Participantes do III Curso de Aperfeiçoamento em Língua Inglesa avaliam a experiência – Instituto Federal do Paraná

Eventos Externos

Em 2015, quatro servidores do IFPR participaram da terceira edição do Curso de Aperfeiçoamento em Língua Inglesa English as a Second Language & Technical Training Certificate Course (Inglês como Segunda Língua & Capacitação Técnica), promovido pela instituição norte-americana Alamo Colleges, de San Antonio, cidade situada no estado norte-americano do Texas. O curso é realizado em parceria com os Institutos Federais do Sul do Brasil, e é oferecido especialmente aos servidores dessas instituções. A atividade foi realizada entre os dias 31 de janeiro e 1º de março.

O professor Adriano Stadler, do Câmpus Curitiba, as servidoras técnico-administrativas Naudiele Costa e Silvia Trevisan, do Câmpus Irati, e o servidor técnico-administrativo Aguinaldo Tereschuk, do Câmpus Assis Chateaubriand, foram os selecionados para representar o IFPR, por meio da Chamada Interna nº 02/2014. Além deles, outros 20 participantes, representando o Instituto Federal Catarinense (IFC), o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha), o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), compuseram a terceira turma do Inglês como Segunda Língua.

Um dos objetivos da atividade é permitir que os participantes conheçam o funcionamento de uma instituição de ensino norte-americana e a cultura do país. “Aprendi muito, tive oportunidade de me comunicar com os americanos. As experiências e vivências na cidade de San Antonio também foram excelentes”, afirma Stadler. “O principal ganho foi o intercâmbio entre os servidores dos outros institutos federais e também o ganho profissional e pessoal de aprender um pouco mais de uma nova língua e cultura”, analisa Naudiele.

Além das atividades em sala de aula, os participantes desenvolveram atividades em laboratórios de línguas e também atividades culturais, como visitas a marcos históricos e turísticos e participação em eventos locais. O conteúdo do curso é construído em torno de um tema da capacitação técnica, que, dependendo do perfil da turma, pode variar desde as áreas de ciência e tecnologia até a área de recursos humanos. Além destas, a atividade de capacitação tem como apoio materiais informativos, exercícios, atividades e apresentações destinadas a incentivar o uso de novas habilidades sociolinguísticas adquiridas.

Na avaliação dos servidores, a participação foi positiva. “Adorei o programa. Sempre quando precisei de ajuda de algum dos responsáveis fui atendida. Recomendo a participação dos demais servidores do IFPR”, relata Naudiele. “Foi uma excelente iniciativa do IFPR. O curso é ótimo, a recepção foi muito boa, e há grande interesse da San Antonio College em investir em outras formas de parcerias”, complementa o professor Adriano.

Edições anteriores

Nas duas edições anteriores, o IFPR autorizou a participação de um total de onze servidores no English as a Second Language & Technical Training Certificate Course. Como contrapartida à liberação sem ônus no recebimento de salário, cabe aos participantes o pagamento das passagens aéreas e do curso, bem como de outras despesas, como visto e alimentação. A parceria com a Alamo Colleges foi a primeira que abriu a oportunidade tanto para docentes quanto para técnicos administrativos participarem de atividades internacionais em nome do IFPR.

Mais informações sobre esta iniciativa estão disponíveis na página da Coordenadoria de Relações Internacionais, no site do IFPR.]]>