Abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) – Instituto Federal do Paraná

PIBEX

Foi publicado nesta terça-feira (22) o Edital nº 17/2016 referente ao processo seletivo para projetos de extensão a serem apoiados financeiramente com bolsas destinadas a estudantes do Ensino Superior do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

As inscrições estão abertas e as propostas podem ser enviadas até o dia 31 de janeiro de 2017. Em breve será lançado também o edital de bolsas para estudantes de cursos técnicos.

As bolsas têm o valor mensal de R$ 400,00 e serão viabilizadas por meio de recursos financeiros próprios do IFPR e recursos da Fundação Araucária através de projetos já aprovados nas Chamadas Públicas 07/16 e 08/16.

Para participar do processo, o servidor interessado deverá ler o edital na íntegra, preencher o formulário eletrônico e enviar a proposta de ação de extensão em formulário próprio (disponível na página de editais da Proepi, assim como todos os documentos anexos) em duas vias, uma sem identificação e outra com identificação.

O Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) do IFPR visa contribuir para a formação profissional e cidadã de estudantes por meio da sua participação em projetos de extensão. As atividades são acompanhadas e supervisionadas por servidores da instituição no âmbito de projetos que têm como princípio a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, e prioriza a interlocução com sujeitos da sociedade e seus movimentos sociais.

Parte das bolsas serão destinadas exclusivamente para estudantes de graduação que atendam às seguintes condições: ser estudante oriundo de escola pública, tendo cursado no mínimo duas das últimas quatro séries do ensino fundamental e todas as séries do ensino médio em escola pública municipal, estadual ou federal, sendo possível a exceção de um ano letivo (3º ano do ensino médio) cursado em escola particular.

Uma novidade em relação aos editais do Pibex nos anos anteriores, é que desta vez há um formulário para comprovar que o projeto, além de estar devidamente cadastrado, não possui pendências junto ao Comitê de Pesquisa e Extensão (Cope) do campus. Esta documentação deverá ser enviada para endereço eletrônico diext.proepi@ifpr.edu.br dentro do prazo.

Para mais informações, acesse a página de editais da Proepi.