Abertas as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/IFPR) – Instituto Federal do Paraná

Licenciaturas

Pibid IFPR
Editais são voltados a estudantes matriculados em cursos de licenciatura do IFPR e a docentes em efetivo exercício nas escolas-campo habilitadas.

Foram publicados nesta sexta 14) dois editais de segunda chamada para a seleção de bolsistas e de supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/IFPR)

O Edital nº 76 traz 216 cotas, referentes a bolsas não implementadas na 1º chamada, para candidatos/as de iniciação à docência para os cursos de licenciatura do IFPR, a serem distribuídas entre os subprojetos aprovados para os estudantes.

Já o Edital nº 77 possui um total 72 cotas, referentes às bolsas não implementadas, para candidatos à supervisão da iniciação à docência Estes candidatos deverão estar em efetivo exercício nas escolas-campo (onde os estudantes do IFPR irão realizar a iniciação a docência) habilitadas para atuarem como supervisores dos iniciantes à docência.

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC), que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O valor da bolsa para cada estudante é de R$700, com base nos valores custeados pela Capes. A vigência da bolsa é de até 12 meses, a partir da assinatura do instrumento que formaliza o compromisso do bolsista com as ações do programa.

O valor da bolsa para cada docente supervisor é de R$1.100,00, também com de até 12 meses

Leia os editais na íntegra na Página de Editais do Pibid: