Aberto o período de adesão para participação na I Mostra IFPR de Lançamento de Foguetes – Instituto Federal do Paraná

Eventos Institucionais

Está aberto, até o dia 09 de maio, o período de adesão dos interessados em participar da I Mostra IFPR de Lançamento de Foguetes, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi).

Com o objetivo principal de preparar os estudantes do Instituto para competições regionais, nacionais e internacionais na área de Astronomia e Astronáutica e estimular o pensamento científico e a cultura da pesquisa, a primeira edição do evento será realizada de acordo com as normas da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog 2016), e as informações poderão ser encontradas na página eletrônica da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

A presente chamada tem como objetivo apoiar financeiramente a realização da Mostra, bem como a construção de protótipos associados aos níveis 3 (combustível água e ar comprimido) e 4 (combustível vinagre e bicarbonato de sódio) dos tipos de foguetes, conforme a descrição encontrada no regulamento da Mobfog 2016.

As atividades da competição deverão atender às especificações descritas no Anexo I do Edital nº 09/2016. Será disponibilizado auxílio financeiro no valor de R$ 400,00 ao coordenador de cada campus que tiver sua proposta aprovada. O auxílio deverá ser utilizado para aquisição do material necessário para a confecção dos tipos de foguetes dos níveis 3 e 4 e as bases de lançamento, conforme a descrição encontrada no regulamento da Mobfog 2016, e demais materiais necessários à realização da I Mostra IFPR de Lançamento de Foguetes.

Cada campus pode apresentar apenas uma proposta. É necessário indicar um coordenador e um vice-coordenador, e estes devem ser servidores efetivos do IFPR, não podendo estar afastados ou de licença.

A inscrição é realizada pelo preenchimento e envio, em PDF e arquivo único, do Formulário de Inscrição (anexo II), do Formulário de Proposta (anexo III) e declaração emitida pelo Presidente do Comitê de Pesquisa e Extensão (Cope) do campus de origem, informando sobre a inexistência de pendências do proponente perante o referido comitê. A inscrição deverá ser encaminhada até o dia 09 de maio para o endereço eletrônico inova.proepi@ifpr.edu.br.

O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 16 de maio, na página de editais da Proepi. Em caso de dúvidas, deve-se entrar em contato pelo e-mail inova.proepi@ifpr.edu.br.