Alipio Leal assume a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Instituto Federal do Paraná

Notícias

Alipio Leal assume a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Publicado em

Copiado!

O Reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor Alipio Leal, foi nomeado nesta segunda (3) pelo Governador do Paraná, Beto Richa, como o novo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo, Diretor-Geral do Campus Curitiba e Decano do Conselho Superior, será o reitor pró-tempore do IFPR.

Principais ações

Alipio Leal foi um dos principais apoiadores da criação dos Institutos Federais em todo o Brasil. No Paraná, foi responsável pela implantação do Instituto e destacou-se na coordenação do processo de expansão da Instituição no interior do Estado. Em 2008 quando a lei de criação dos IF´s (11.892 ) foi sancionada, apenas seis unidades foram previstas para o Paraná. A partir disso Leal iniciou o trabalho de expansão levando o IFPR para outras oito cidades, encerrando seu mandato de um ano com 14 campi nas cidades de Curitiba, Londrina, Paranaguá, Paranavaí, Umuarama, Telêmaco Borba, Jacarezinho, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Largo, Assis Chateaubriand, Palmas, Irati e Ivaiporã.

Alipio Leal

Alipio Leal foi aluno da Escola Técnica da UFPR em 1971. É bacharel em Direito e especialista em Didática do Ensino Superior. Leal foi vereador da Câmara Municipal de Curitiba entre 1983 e 1988 e consultor da Casa entre 1992 e 1993. Atuou como advogado, foi coordenador administrativo da Universidade Popular do Trabalho (1991), chefe de gabinete parlamentar e professor do Curso Paradigma, Associação Curitibana de Ensino e Suplevest. Iniciou sua carreira como professor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná em 1981 e desde então se dedica à luta pela melhoria e democratização da educação pública. Leal foi eleito diretor da Escola Técnica por três gestões. Graças a sua gestão na ET-UFPR, a escola obteve reconhecimento nacional e foi escolhida para sediar a implantação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em dezembro de 2008.

Topo