Alipio Leal toma posse como reitor no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Alipio Leal toma posse como reitor no IFPR

Nesta quinta, dia 06, o reitor do Instituto Federal do Paraná, Alipio Leal, tomou posse em Brasília. O evento contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad, do secretário de educação profissional do MEC, Eliezer Pacheco, do deputado federal Alex Canziani, entre outras autoridades, dirigentes e familiares.

O Ministro da Educação defendeu a necessidade de inovação no tradicional itinerário de formação do estudante brasileiro. “Não devemos nos prender a camisas de força no que diz respeito à educação. O novo modelo de educação profissional no Brasil veio provar isso”, destacou o ministro. Nas palavras de Haddad, os institutos federais não são escolas comuns e tampouco universidades. “São arranjos educacionais, tipicamente brasileiros, que formam técnicos, tecnólogos, cientistas e os podem levar a ser também bacharéis, com uma visão para o desenvolvimento do país e aderência à vida prática.”

O ministro ressaltou aos reitores recém-empossados e aos demais, presentes à solenidade, que eles têm o desafio de explicar e disseminar a cultura dos institutos federais aos novos professores. Muitos, segundo o ministro, ainda não compreendem o modelo articulado de formação proposto por essas escolas de ensino profissionalizante.

Tomaram posse ainda os reitores do Instituto Federal do Tocantins,Francisco Nairton do Nascimento e do Instituto Federal da Bahia, Aurina Oliveira Santana.

IFPR

Criado em dezembro de 2008 a partir da Lei 11.892, o Instituto Federal do Paraná oferece cursos gratuitos voltados para a educação profissional. Em seu projeto inicial estavam previstos 07 campi (Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e Jacarezinho). Mas hoje o IFPR já oferece vagas em 14 unidades nas cidades acima e também Londrina, Assis Chateaubriand, Irati, Ivaiporã, Irati, Palmas e Campo Largo. No Ensino a Distância, que hoje atende mais de 20 mil alunos, a meta é oferecer pontos de ensino, chamados telecentros, nos 399 municípios do Paraná e chegar a 40 mil alunos matriculados. “Sabemos que a educação profissional passa por um momento nunca visto anteriormente no país. E nossa contribuição será na formação de jovens e adultos em todas as regiões do Paraná, atendendo aos arranjos produtivos locais”, completa Alipio Leal.