Aluna do Câmpus Curitiba está classificada na Olimpíada de Língua Portuguesa – Instituto Federal do Paraná

Aluna do Câmpus Curitiba está classificada na Olimpíada de Língua Portuguesa

A aluna Gabriela Perinazzo Mendes, do primeiro ano do Ensino Médio com Técnico Integrado em Eletrônica, está classificada na terceira edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. A sua crônica “Momentos” foi analisada pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual e depois de passar por todas essas etapas, foi selecionada como um dos 500 textos semifinalistas da Olimpíada em todo o Brasil.

O trabalho foi realizado sob a orientação do professor Fabio Ricardo Gioppo, do IFPR Curitiba. Gioppo destaca que todos seus alunos de primeiro e segundo ano foram convidados a se inscrever, mas que cada um pode optar sobre elaborar um texto dentro da proposta da Olímpiada ou não. Para estimular a participação, ele desenvolveu em sala de aula uma oficina sobre gêneros textuais em que além de caracterizar a crônica e os artigos de opinião, categorias determinadas para alunos de primeiro e segundo ano do Ensino Médio, respectivamente, fez a leitura de vários textos e em seguida, solicitou a produção da crônica ou artigo que foi avaliada por outros professores do IFPR antes do envio ao concurso. Isto só reforça a qualidade do texto da aluna Gabriela, que já está entusiasmada com o resultado alcançado, mas pode conseguir ainda mais. “Estou feliz porque sempre gostei de ler e escrever e a crônica que escrevi foi classificada. Superei outros textos nas etapas municipal e estadual”, destaca. Como está entre os 500 semifinalistas, Gabriela e Gioppo irão participar de um encontro, em Curitiba, com o tema crônica e já ganharam uma medalha e vale-livros. No encontro com os demais semifinalistas, além de ampliar as habilidades de leitura e escrita, professor e aluno irão produzir novos textos, que também serão usados para avaliação nas etapas futuras. Se o texto for bem avaliado nas etapas Regional e Nacional e Gabriela Perinazzo Mendes avançar para novas etapas na Olimpíadas, ela e Gioppo ainda podem ganham um tablet, computador e impressora e até o IFPR pode ser premiado. ” A crônica escrita pela Gabriela conseguiu criar um clima e mostrar seu olhar diferenciado sobre uma situação do cotidiano”, explica Gioppo. “O texto demonstrou sensibilidade. Seu mérito foi conseguir capturar esta cena e escrever com poesia”, completa.

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada visa desenvolver ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. É um evento bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. É uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.