Alunas do IFPR encerram participação nos JIF 2015 com três medalhas de ouro – Instituto Federal do Paraná

Alunas do IFPR encerram participação nos JIF 2015 com três medalhas de ouro

As alunas do IFPR encerraram, neste domingo (15), sua participação nos Jogos dos Institutos Federais 2015, obtendo 6 medalhas no total. O destaque foram as atletas do tênis de mesa, Gabriela Adriele da Silva, do Campus Curitiba, e Vitória Milena de Souza, do Campus Londrina, que conquistaram 3 medalhas de ouro, além de 1 medalha de prata.

“Minhas conquistas nos jogos nacionais são consequências dos meus treinos”, afirma Gabriela. “Uma das minhas metas neste ano foi essa competição, e agora tenho a sensação de meta concluída. Estou muito feliz, não só por mim, mas também pela Vitória, que foi minha equipe, minha dupla e também minha adversária na final”, complementa a estudante.

O tênis de mesa do IFPR foi um espetáculo à parte: Gabriela e Vitória foram campeãs na categoria “duplas”, campeãs na categoria “equipe” e, na categoria “individual”, a final foi um duelo entre as duas, no qual Gabriela sagrou-se campeã e Vitória ficou com a prata. “Sem dúvida alguma, foi o meu melhor campeonato em termos de superação”, ressalta Vitória, mencionando o fato de que, por estar machucada, teve o psicológico abalado e não conseguiu dar o melhor de si. “Fui me superando a cada jogo, e com muita raça conseguimos as medalhas, porém a que mais significou foi a minha prata no individual, que pra mim valeu mais do que qualquer ouro. Agradeço imensamente aos meus técnicos William Kumagai e Murilo Napoli, aos meus pais, ao professor Emilio Fey, e principalmente ao professor, amigo e pai postiço Washington Costa. Agradeço também minha adversária e amiga Gabriela Pereira, que me proporcionou um dos jogos mais empolgantes da minha carreira de atleta”, finaliza a aluna.

Para o professor Washington, do Campus Londrina, os jogos nacionais em Goiânia fecharam com chave de ouro a trajetória das duas discentes na temporada 2014/2015. “Elas foram superiores em todos os campeonatos que disputaram: estadual, regional sul e agora nacional. Só tenho a agradecer por poder fazer parte dessa empreitada juntamente com os demais técnicos. Superação, seriedade, comprometimento e disciplina nos fazem entender por que são as melhores do Brasil no tênis de mesa”, pontua.

Mas atletas de outras modalidades também levaram medalhas para casa. A estudante Geovanna Hayden, do Campus Curitiba, ficou com o segundo lugar no lançamento de disco e levou prata, colocação também obtida pela equipe feminina de vôlei do Campus Irati. A final do vôlei, que ocorreu nesta manhã, foi dramática: no quinto set, após estarem vencendo o jogo por 10 a 5, o time acabou levando a virada e terminou com a prata. O resultado, no entanto, não tirou o brilho da equipe, que, conforme seu técnico, professor Roger Mazur, lutou até o fim: “Esta é uma ‘prata dourada’, conquistada com muita raça. As meninas estão de parabéns por tudo que fizeram até aqui!”, comemora Roger.

Para Aparecida Bernardete Gaion, Coordenadora de Eventos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino (Proens), a dedicação das alunas e dos professores é admirável, pois vai além das aulas de Educação Física. “Este é só o começo, o melhor ainda está por vir”, afirma Bernardete. “O trabalho desenvolvido é fantástico. Acredito no talento de nossas estudantes e estou muito orgulhosa pela participação de todos. O próximo passo é Cascavel, onde ocorrerão os jogos do Instituto, promovidos pela Proens, que valoriza a prática esportiva inclusive por meio de editais, como o do nosso importante Programa Estudante Atleta (PEA)”, explica Bernardete, referindo-se à sexta edição dos Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIFPR 2015), a qual será realizada no Campus Cascavel no final deste mês.

Confira quem foram as representantes do IFPR na competição nacional:

Geovanna Hayden – Campus Curitiba

Tênis de Mesa
Gabriela Adriele Pereira da Silva – Campus Curitiba
Vitória Milena Alves de Souza – Campus Londrina

Voleibol – todas as representantes são do Campus Irati
Amanda Havresko Rutyna
Ana Gabriela Cardoso Palcikoski
Ana Luisa Oniesko
Carolaine Formanchevis Borges
Gabriela Paixão dos Santos
Jéssica Pereira Bovo
Letícia Fillus Ramos
Luana de Fátima Cardoso
Mariana de Paula Santos
Nicolle Colesel Schaedler

Também fizeram parte da delegação os professores Washington Costa, Roger Adriano Mazur e Emilio Rudolfo Neto, treinadores do tênis de mesa, do vôlei e do atletismo, respectivamente.

Sobre os jogos nacionais dos Institutos Federais

A edição de 2015 dos JIFs reuniu 1.200 atletas em Goiânia (GO) desde a quarta-feira (11). A abertura oficial foi realizada no dia 11 às 19h, no ginásio do Colégio Santo Agostinho. O evento foi aberto à participação das comunidades interna e externa. Os competidores se dividiram em três locais da cidade para a realização dos jogos: no Clube Ferreira Pacheco ocorreram as modalidade vôlei, judô, futsal, basquetebol, vôlei de areia, futebol de campo, tênis de mesa, natação e xadrez; no Colégio Militar Hugo de Carvalho Ramos, foram realizadas as competições de handebol; já na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (UFG), ocorreu o atletismo.

O IFPR disponibiliza esta página no Facebook, na qual há diversas fotos e informações da participação de nosso Instituto.]]>