Alunas do Programa Mulheres Mil do Câmpus Paranaguá são aprovadas no Processo Seletivo – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

No último dia 14 de novembro, o IFPR divulgou a lista de candidatos aprovados no Processo Seletivo 2014. A divulgação gerou muita alegria para as gestoras do Programa Mulheres Mil do câmpus Paranaguá. Duas alunas do Programa foram aprovadas no Processo para o curso de Licenciatura em Ciências Sociais. A relação candidato vaga para o curso estava em mais de 4 candidatos por vaga. “Tanto eu quanto a Aline acreditamos no Mulheres Mil, acreditamos na emancipação, na igualdade e num processo educacional que gere autonomia para as mulheres. A Elaine e a Fernanda são as primeiras de muitas mulheres que pretendemos emancipar pela educação”, contou Adriana Ferreira Gama, que coordena o Programa em Paranaguá junto com Aline Renée.

Elaine Dias sempre sonhou em fazer faculdade e, por meio do Programa Mulheres Mil, descobriu o Processo Seletivo do IFPR. Não tinha esperança de passar e nem quis conferir o resultado, foi um parente que ligou avisando e dando os parabéns pela aprovação no curso de Ciências Sociais. A escolha do curso foi influenciada pelo gosto pela leitura, e também por causa da vontade de interagir e se comunicar com as pessoas. Vendedora autônoma de roupas e lingerie, Elaine quer seguir até o final do curso e sonha alto, como a realização de um mestrado um dia.
Fernanda dos Santos também escolheu o curso de Ciências Sociais, mas pelo interesse por uma área correlata: a psicologia. A aluna comentou sobre a importância das disciplinas do núcleo básico que teve no Programa, como matemática, português, empreendedorismo, saúde da mulher, entre outros e declarou também ter as melhores expectativas possíveis com relação ao curso. A aprovação das estudantes do Mulheres Mil significa o cumprimento da missão social do IFPR, viabilizar o acesso a uma ação educadora vinculada a um projeto comprometido com a emancipação dos cidadãos, ofertar qualificação profissional e contribuir para geração de emprego e renda. Além disso, reforça a perspectiva dos itinerários formativos, que permitem que um estudante ingresse em cursos de Formação Inicial e Continuada e possa permanecer estudando no IFPR, em cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.