Alunos do IFPR conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Instituto Federal do Paraná

Nos Campi

Quatorze alunos do Instituto Federal do Paraná são destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Dois estudantes receberam a medalha de prata, um de bronze e 11 a menção honrosa – os alunos disputaram com outros 19 milhões de participantes em todo o Brasil.O estudante Gabriel kavilhuka Metzger, do Campus Curitiba, é o primeiro colocado no Paraná, com medalha de bronze. O resultado foi divulgado na quinta-feira (25), pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, promotor da competição em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Monique Autran, aluna do Ensino Médio do Campus Curitiba, é uma das 30 participantes que receberão menção honrosa. “A prova estava difícil, mas eu me esforcei muito, consultei provas anteriores e conversei com colegas que já tinham participado da Olimpíada em anos anteriores”, afirma. Para o diretor geral do Campus, professor Luiz Gonzaga Alves de Araújo, além do esforço individual, o corpo docente qualificado explica os bons resultados que o IF vem conquistando. “Agradecemos aos professores de matemática que tem se dedicado diariamente em sala de aula”, diz.

Com 19,6 milhões de participantes, a 6ª edição da Obmep vai premiar 502 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1802 de bronze. Outros 30.041 alunos receberão menção honrosa. Além das medalhas e das menções, todos os premiados poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que visa estimular os estudantes a seguirem carreiras científicas e tecnológicas e prepará-los para competições internacionais. O PIC foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), que concede bolsa de R$ 100,00 aos medalhistas que acompanharem todas as etapas do Programa.

Trajetória — Realizada desde 2005, a Obmep é um projeto de estímulo ao estudo da matemática voltado para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país. Para estimular a participação, produz e distribui material didático, oferece estágio aos professores premiados e participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior. Nesse programa, os ganhadores da competição estudam matemática por um ano com bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.

Acesse a página da Obmep e confira a relação dos classificados

Veja aqui os aprovados em Curitiba e aqui os alunos aprovados do Campus Paranaguá do IFPR.