Alunos fazem aula de campo na Lapa – Instituto Federal do Paraná

Alunos fazem aula de campo na Lapa

Os alunos do primeiro semestre do curso de Técnico de Eventos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizaram uma visita técnica na cidade da Lapa, coordenada pelos professores Boanerges Candido da Silva e Priscila da Silva Duarte. O objetivo principal da visita foi verificar o potencial da cidade para o desenvolvimento de eventos.

Os alunos visitaram, dentre os monumentos históricos da cidade, o Phanteon dos Heróis, o Theatro São João e o Museu Casa Lacerda que, durante a Revolução Federalista de 1894, serviu como quartel da Segunda Brigada. Foi também neste local que foi assinada a Ata de capitulação da Lapa e hoje é tombado pelo IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Para os alunos a visita foi oportuna. “A aula de campo foi muito interessante, mais do que eu pensava que seria, pois foram visitados pontos estratégicos da cidade, fato este, de suma importância, em se tratando de uma cidade próxima da Capital. A Lapa tem toda uma história, é conhecida como ponto turístico e possui alguns espaços para promoção de eventos. Conhecendo as cidades ao redor de Curitiba, para nós futuros técnicos de Eventos, este é um diferencial, pois é mais um mercado que podemos vir a trabalhar”, afirma a aluna Dimoni V. Ferreira.

Esta metodologia de trabalho demonstrada pela IFPR apresenta a nova concepção de ensino, que impede a dissociação entre ensino e trabalho e é amparada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais que tratam dos cursos de educação profissional de nível técnico.