Docentes e servidores técnicos administrativos em Educação do IFPR decidem encerrar a greve – Instituto Federal do Paraná

Foram assinados ontem (27) os acordos entre o Governo Federal e os sindicatos nacionais que representam docentes e técnicos administrativos em Educação da Rede Federal de Ensino. As assinaturas eram elementos condicionantes para que os servidores em greve na Rede Federal retornassem às atividades.

No Instituto Federal do Paraná, servidoras e servidores decidiram, hoje (28), por meio de assembleia, decretar o fim da greve que se iniciou em 25 de março, durando, portanto, pouco mais de três meses. No total, foram 906 votos a favor, 30 abstenções e 173 votos contrários ao encerramento do movimento paredista, totalizando 1109 votantes.

O Reitor do IFPR, professor Adriano Willian da Silva Viana Pereira, comentou sobre o encerramento da greve:

“Durante este processo de greve, sempre estivemos dispostos a realizar o diálogo com o Movimento Grevista, com o Sindicato que representa os trabalhadores na Instituição e com toda a comunidade acadêmica do IFPR. Também levamos as pautas reivindicatórias deste Movimento  ao Governo Federal, através do nosso Conselho, o Conif, e agora, com o encerramento da greve estaremos trabalhando junto aos campi para que o retorno das atividades letivas aconteça com tranquilidade, segurança e que a reposição dos dias letivos garanta a qualidade dos nossos processos pedagógicos. Desejamos um ótimo retorno às atividades a todo o IFPR”, disse.

Retomada das atividades e fim da suspensão do calendário acadêmico

Conforme decisão do Conselho Superior do IFPR que suspendeu o calendário acadêmico em 01 de maio, a retomada das atividades nos campi do IFPR terá efeito imediato após o encerramento da greve, não havendo necessidade, portanto, de nova consulta ao colegiado para que isso ocorra. Uma vez que a votação na assembleia geral dos servidores do Instituto no dia de hoje decidiu pelo fim da greve, as atividades nos campi podem ser retomadas sem qualquer prejuízo já na próxima segunda-feira (01).

Reposição de dias paralisados e retomada de calendário acadêmico

O retorno às atividades nos campi do IFPR significa também a retomada do calendário acadêmico. As reposições dos dias letivos parados serão negociadas caso a caso em cada um dos campi do Instituto, preservando-se a autonomia dos calendários locais e garantindo, dessa forma, que cada campus possa adequar o número de dias a serem trabalhados no calendário de reposição de forma compatível com o calendário civil.

As reposições do trabalho e dos dias letivos serão pautadas pelos Termos de Acordos assinados entre os Sindicatos e o Governo Federal. Uma reunião entre o Sindiedutec  (sindicato que representa servidoras e servidores do Instituto) e a Reitoria do IFPR para tratar dessa pauta está agendada para o próximo dia 01 de julho.