Aquário integra conceitos da Informática, Biologia, Química, Geografia e Física – Instituto Federal do Paraná

Aquário integra conceitos da Informática, Biologia, Química, Geografia e Física

Um ecossistema aquático com fins educacionais, povoado com peixes e plantas de diferentes espécies, totalmente informatizado, controlado à distância de qualquer lugar do mundo e com transmissão de tudo o que acontece com os seus habitantes em tempo real pela internet. Tudo isso integrando uma gama de conhecimentos da Informática, Geografia, Biologia, Física e Química. Essa é a proposta de um projeto de pesquisa multidisciplinar que está sendo desenvolvido no Câmpus Londrina do IFPR.

A ideia do “Aquário em Rede” é promover a inclusão científica e apoiar pesquisas no âmbito do Ensino Técnico. O aquário, que contará com diversos instrumentos de medição automática e manual para fins educacionais bem como para a formação de banco de dados e projetos científicos, já está em funcionamento e pode ser visualizado em 3D, em tempo real, pela internet, no endereço https://www.aquarioifprlondrinapr.blogspot.com.br/. “O projeto ainda é um piloto, mas já está virando uma espécie de mídia social de pessoas que querem aprender conceitos relacionados a ecossistemas aquáticos: os interessados entram no blog, fazem perguntas, interagem”, comenta o professor de Física e coordenador do projeto, Marcelo Estevam.

“Temos a expectativa de transformar este projeto em um grande laboratório online, não apenas um aquário, mas um laboratório multidisciplinar completo, um espaço no qual haja a troca de conhecimentos de todos que estudam Física, Química, Biologia, Geografia ou Informática”, explica o professor, salientando que uma das prioridades do projeto é a produção de material didático para ser disponibilizado, gratuitamente, pela internet.

O aquário já permite aos estudantes a realização de testes e experimentos como biolocalização; medição de ph, amônia, medidas eletromagnéticas, de raios UV, entre outros. O objetivo, agora, é automatizar toda sua a gestão, meta que se tornará possível com a utilização de ferramentas multidisciplinares, em especial com o envolvimento de conceitos da Informática e da Robótica.

“Em breve, poderemos alimentar os peixes à distância clicando em apenas um botão; quem quiser aprender Química, por exemplo, poderá acompanhar a medição e análises de PH e dos níveis de amônia; pela internet, os estudantes ainda poderão acompanhar toda a gestão do aquário, como o acendimento e o apagar das luzes”, explica o professor, comentando sobre as diferentes possibilidades de aplicações e pesquisa”.

Etapas do projeto
O projeto está sendo desenvolvido em nove etapas. Entre elas, está a capacitação de estudantes e professores para operação dos sensores e coleta sistemática de dados; produção de softwares para organização e criação dos bancos de dados bioquímicos e produção de material didático para o Ensino Médio Integrado.

Aquário online
Visualize o que está acontecendo no aquário do Câmpus Londrina por meio da página https://aquarioifprlondrinapr.blogspot.com.br/ . As transmissões têm início às 09h30.