IFPR participa de oficina promovida pelo Fórum de Relações Internacionais do CONIF – Instituto Federal do Paraná

Conif

A gestão de iniciativas na área de Relações Internacionais foi tema de Oficina promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) com o apoio do Fórum de Relações Internacionais da Rede Federal (Forinter). A Coordenadora de Relações Internacionais do IFPR, Glaucia Julião Bernardo, e outros representantes de 29 instituições participaram do evento. A programação foi realizada nos dias 15 e 16 de outubro, em Brasília.

O panorama e perspectivas da internacionalização da Rede marcaram a abertura da Oficina, que teve a participação da coordenadora do Forinter, Lia Pachalski, e do reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), Wilson Conciani, membro da Câmara de Relações Internacionais do Conif. Eles enfatizaram a importância de experiências com outros países e defenderam a implantação de centros de idiomas nas instituições da Rede.

Convidado para explanar sobre Liderança e ética servidora aplicadas aos institutos federais, o reitor pro tempore do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Jesué Graciliano Silva, demonstrou a eficácia da liderança humanizada, e não apenas tecnicista, além de pontuar alguns diferenciais das instituições da Rede. “Temos que perceber nossos estudantes como centro do processo de ensino aprendizagem, pois nossa causa comum é transformar vidas por meio da educação profissional”, ressaltou.

Ainda no primeiro dia de atividades, a assessora de Relações Internacionais do Conif, Ana Carolina Oliveira, explanou sobre Procedimentos para missões internacionais e Revalidação de créditos. Sobre Receptivo e envio de estudantes e servidores ao exterior, o membro da Diretoria de Assuntos Internacionais da UnB, Leonardo Souza, apresentou a estruturação da unidade na qual atua e ressaltou os procedimentos relacionados à mobilidade acadêmica. Ele apontou a relevância da regulamentação das práticas estabelecidas na Assessoria de modo a garantir eficiência e legalidade nas ações.

A programação da terça-feira, 15 de outubro, encerrou com ampla explanação do ex-diretor da Rede Norte Nordeste de Educação Profissional e Tecnológica, Sérgio França, que falou sobre Planejamento estratégico.

Encerrando as atividades da Oficina, na quarta-feira, 16, a secretária do Forinter, Magda Zanotto, abordou o Ensino de Idiomas na Rede Federal. Na sequência, o último debate da programação contou com a participação do ex-assessor de Relações Internacionais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e atual chefe de gabinete da Secretaria Executiva da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Rodrigo Torres de Araújo Lima, que detalhou os aspectos legais e procedimentos para assinatura de convênios e acordos internacionais.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CONIF