Estudantes do Integrado em Informática para Internet do IFPR fazem visita técnica à Queijaria Flor da Terra – Campus Assis Chateaubriand

VISITA TÉCNICA

Estudantes do Integrado em Informática para Internet do IFPR fazem visita técnica à Queijaria Flor da Terra

Publicado em

Copiado!

No dia 07 de julho de 2022 os estudantes do primeiro ano do curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio visitaram a Queijaria Flor da Terra, a qual fica nas instalações do Biopark. 

Os servidores envolvidos e os estudantes foram recepcionados na queijaria pela Engenheira de Alimentos Letícia e pela Analista Administrativa Heloana. Letícia fez uma fala de 1h com os estudantes elucidando a história dos queijos finos iniciando na Europa e concluindo nas instalações físicas da queijaria a qual ocupa uma casa preservada que foi adquirida de um produtor rural local. 

Além da aula de história, os estudantes compreenderam as questões físico-químicas e biológicas que envolvem o processo de tratamento do leite desde a produção, pasteurização, produção do queijo, maturação, estocagem e venda. 

Letícia também abordou alguns desafios sanitários e mercadológicos do empreendimento, como a obtenção dos registros de inspeção para a comercialização dos queijos, e a análise sensorial realizada com os consumidores a fim de definir o ciclo de vida dos produtos na queijaria, ou seja, quanto tempo eles ficam adequados para o paladar no expositor.

O momento terminou com a degustação das amostras dos queijos produzidos e vendidos pela queijaria. Esta foi uma atividade promovida pelo núcleo técnico de informática com propósito de que os estudantes construam um hotsite para um dos produtos que conheceram na queijaria. 

Atualmente a queijaria conta com 18 produtores de leite os quais entregam suas produções de acordo com um cronograma que atenda a especificidade de até 500 litros de leite por dia, limite máximo que pode ser processado pela queijaria diariamente, o que pode atender a uma produção de até 140 quilos de queijo.

]
Topo