Publicado em
Encontram-se abertas, até 30 de setembro, as inscrições para o Programa de Assistência Complementar ao Estudante (Pace), que concede auxílios para alimentação, transporte, moradia e aquisição de materiais escolares para alunos do Instituto. O edital 180/2019 traz as regras de inscrição e demais informações sobre a concessão das bolsas.
Por meio do Sistema de Gerenciamento da Assistência Estudantil (Sigae), o estudante pode realizar sua inscrição e envio dos documentos – veja quais são no Anexo I do edital.
Segundo a Diretora de Assuntos Estudantis e Atividades Especiais, Marilisi Fischer, a meta da Daes/Caes em conjunto com os campi é que não ocorram indeferimentos por falta de documentação.
De acordo com o edital 180/2019, entre 18 e 30 de setembro será a única chance para que os Veteranos 2020 solicitem o auxílio e enviem toda a documentação. Os benefícios podem ser concedidos aos estudantes que comprovem situação de vulnerabilidade socioeconômica – no item 3 do edital, é possível conferir os requisitos para concessão.
No dia 1º de outubro, será publicada a lista de inscrições recebidas. O candidato terá os dias 2 e 3 de outubro para recorrer, em caso de inscrição não recebida, junto à Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (Sepae) do campus. A homologação dos inscritos será publicada no dia 04 de outubro.
Entre os dias 1º de outubro e 15 de novembro, os assistentes sociais dos campi farão a análise da documentação enviada via sistema pelos estudantes e vão emitir um parecer socioeconômico, também via sistema. Os estudantes serão classificados de acordo com o Índice de Vulnerabilidade Social. A classificação preliminar será divulgada no dia 18 de novembro.
Os estudantes terão entre as 8h do dia 19 de novembro e as 17h do dia 20 de novembro para interpor recurso à classificação final, diretamente pelo Sigae.
O resultado final será publicado no dia 28 de novembro.
Os estudantes classificados deverão realizar a rematrícula no IFPR até o dia 04 de fevereiro. Apenas desta forma estarão aptos a receber os auxílios.
O valor dos auxílios alimentação, transporte e moradia e também o número de auxílios que serão disponibilizados pelos campi dependem da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o próximo ano.