Publicado em
No dia 22 de junho de 2021 foi emitida a Resolução de criação do Curso de Especialização do Campus Avançado Astorga, com previsão de início no segundo semestre deste ano. Seguindo o princípio da verticalização do ensino, o Campus ofertará o Curso “Docência para a Educação Básica”, especialização lato sensu, aprovado pela Resolução Nº 14, de 22 de junho 2021.
As turmas terão até 30 estudantes, em modo presencial, com aulas predominantemente nos sábados (manhã e tarde). As atividades acontecerão nas dependências do Campus Avançado Astorga, situado na Rodovia PR 454, Contorno Norte – CEP 86730-000. Por conta da pandemia da Covid-19, as aulas poderão ser iniciadas de maneira remota, considerando as medidas sanitárias e decretos vigentes.
O público alvo deste curso é composto por profissionais da educação provenientes de diferentes áreas do conhecimento, tanto com formação pedagógica quanto demais licenciaturas, profissionais bacharéis e tecnólogos que buscam especialização em docência.
Para o diretor do Campus Avançado Astorga, Professor Dr. Ricardo Töws, “o curso vem em boa hora, para suprir uma demanda importante da comunidade, tanto da cidade de Astorga, quanto de toda a nossa região, que anseia pelo aprofundamento dos conhecimentos pedagógicos, educacionais e humanísticos, em uma perspectiva de atendimento às novas demandas e necessidades de uma sociedade em mudança”. Para ele,“há uma demanda reprimida de graduados em diversas áreas, mas sobretudo na área da Educação, por cursos de pós-graduação gratuitos e de excelência. O IFPR Astorga, que conta com uma equipe plural de professores e servidores, mestres, doutores e pós-doutores, com experiências nacionais e internacionais, poderá contribuir para a transformação social pelo conhecimento científico e tecnológico”.
De acordo com a professora Dra. Livia Lara da Cruz, coordenadora do curso,”estamos todos muito felizes de poder contribuir na formação continuada de professores e profissionais da educação básica com um curso de pós-graduação público, gratuito e de qualidade. Pretendemos que essa iniciativa traga aos cursistas possibilidades de reflexão sobre sua prática docente, atual ou futura, além de uma interação com diversas áreas de conhecimento, dada a diversidade de nosso quadro de professoras e professores. Que seja a primeira de muitas turmas que virão!”
Em breve será lançado o edital de seleção para ingresso na primeira turma do curso.