IFPR Astorga conquista medalha de bronze nas Olimpíadas Nacionais de História do Brasil – Campus Avançado Astorga

EVENTOS EXTERNOS

A medalha veio! O IFPR – Campus Avançado Astorga é bronze nas Olimpíadas Nacionais de História do Brasil! A equipe PARANÁ INSURGENTE formada pelas estudantes egressas do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio MILENA THAMIRIS, SARAH CAVECCHIA e RAQUEL BAZOTTI, com orientação da professora LIVIA LARA DA CRUZ e apoio do monitor WUDSON GONÇALVES foi uma das cinco equipes medalhistas do estado do Paraná na competição organizada pela UNICAMP.

Em 2021, a ONHB recebeu inscrições de 9,3 mil equipes formadas por alunos dos 8º e 9º anos do Fundamental e do Ensino Médio. A competição teve início em maio com a realização de seis fases online em que os participantes responderam a questões de múltipla escolha e realizaram tarefas.

A final, no dia 16 de agosto, contou com 414 equipes de 99 cidades de todos os estados, que, além das seis fases online da competição, realizaram uma prova dissertativa também de forma virtual. No total, 90 grupos receberam medalhas, sendo 20 de ouro, 30 de prata e 40 de bronze.

“Foi um trabalho coletivo muito gratificante, finalizado da melhor forma possível. A parceria entre os campi Astorga, Capanema e Curitiba, todos medalhistas, deu muito certo! A ideia é que essa rede continue nas próximas edições e que possamos continuar contribuindo com essa importante maneira de estimular o estudo de uma História viva e crítica. Estou muito feliz e com um orgulho imenso de todas e todos”, relata a professora orientadora Livia Lara da Cruz.

Segundo as estudantes olímpicas, “todo nosso esforço e até mesmo o nervosismo, principalmente no dia da prova final, foram recompensados. Agora vamos esperar nossa medalha!”. A equipe agradece o apoio da gestão e já deixa um recado, antecipando o que vem por aí: ” Até a 14ª Edição!”