IFPR Astorga chega às semifinais da 13ª Olimpíada Nacional em História – Campus Avançado Astorga

EVENTOS EXTERNOS

IFPR Astorga chega às semifinais da 13ª Olimpíada Nacional em História

A 6ª e penúltima fase da 13ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), teve início nesta segunda-feira (07/06) com a participação de 1.862 equipes.

A equipe “Paraná Insurgente”, IFPR – Campus Astorga, composta pelas estudantes Milena Thamires, Raquel Bazotti e Sarah Cavecchia, pelo monitor Wudson Gonçalves e sob orientação da professora Livia Lara da Cruz, é uma das 27 equipes paranaenses a alcançar a semifinal das Olimpíadas.

“A OHNB é uma excelente oportunidade para os estudantes estudarem História do Brasil a partir de fontes históricas dos mais diversos tipos”, comentou a professora Livia. “Também é possível perceber a complexidade que os processos históricos trazem em si e como nem sempre é uma questão de estar certo ou errado: são visões, interesses, ideologias que estão ali envolvidos”, completou a professora.

Esse ano, em uma iniciativa inédita, professores de História dos campi Avançado Astorga, Capanema (professora Juliana Valentini) e Curitiba (professores Denilson Schena e Thiago Divardim), com a colaboração da professora da rede municipal de Curitiba Andressa Garcia, organizaram um grupo de trabalho para discutirem, em conjunto com os estudantes, as provas e as tarefas da competição, desde o seu início.

“O trabalho em grupo foi enriquecedor, tanto para os estudantes quanto para os professores. É bonito perceber que é no coletivo que podemos ser melhores”, finalizou a professora Livia.