Projeto Sensibilização Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente realizam plantio de árvores no Campus Astorga – Campus Avançado Astorga

extensão

Ocorreu na manhã do dia 02 de junho (quarta-feira) o plantio de araucárias e ipês brancos nas dependências do Campus Avançado Astorga. A ação faz parte de uma integração entre o projeto de extensão Sensibilização Ambiental (IFPR) e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Astorga-PR.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Astorga, Orlando Barbeiro Junior, comentou sobre a importância do plantio, destacando o compromisso com o reflorestamento e com as pautas ambientais:

O grau de importância dele é em todos os sentidos, tanto na questão cultural, quanto na questão ambiental, porque a gente tá trabalhando aqui com mudas nativas do Paraná.

Áudio do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Orlando Barbeiro Junior

A araucária é uma árvore que ocorre majoritariamente na região sul do Brasil, podendo atingir alturas de 50 m, com um diâmetro de tronco à altura do peito de 2,5 m e apresentando formato de uma taça.

O ipê branco é uma árvore brasileira que alcança de sete a 16 metros de altura, com tronco medindo de 40 até 50 cm de diâmetro e apresentando florada esplendorosa.

As estudantes Djennyfer Abreu de Souza e Thaís Biasi, do curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e o estudante Pedro Afonso Rebelo de Melo, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, todos integrantes do projeto também relataram suas experiências na ação:

Áudio dos estudantes participantes do projeto

De acordo com o professor Narciso Franzin, coordenador do projeto de extensão Sensibilização Ambiental, alega que espera que “esse plantio venha atender e venha concretizar por forma de ações, tudo que tá previsto no nosso projeto de sensibilização ambiental.

Alexandre Franco Ramazzote e Ricardo Luiz Töws, respectivamente Diretor Adjunto e Diretor do Campus Avançado Astorga, também participaram da ação e fizeram seus relatos:

Áudio do Diretor Adjunto do Campus Avançado Astorga, Alexandre Franco Ramazzotte
Áudio do Diretor do Campus Avançado Astorga, Ricardo Luiz Töws

Dentro de alguns anos, será possível contemplar os resultados desta ação, com árvores frondosas se impondo no terreno no Campus Avançado Astorga.