Aula inaugural celebra início dos cursos do Programa Autonomia e Renda Petrobras no Instituto Federal do Paraná
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O auditório da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) foi tomado por mais de 120 pessoas que participaram da Aula Inaugural dos cursos do Programa Autonomia e Renda e Petrobras ofertados pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) na sexta-feira (8). Gestores e representantes das instituições parceiras, além dos muitos estudantes recém-ingressos, estiveram presentes em um evento marcado por emoção, gratidão e esperança.
As turmas dos cursos FIC´s em Auxiliar de Serviços Diversos, Montador de Andaimes e as turmas dos cursos Técnicos em Eletrotécnica e Mecânica celebraram o início das atividades do Programa Autonomia e Renda Petrobras, uma parceria entre Petrobras, IFPR e a FaifSul para a oferta de cursos gratuitos e com bolsas-auxílio que qualificarão alunos para as diversas áreas de Óleo e Gás na região de Araucária e arredores.
Na abertura, as turmas assistiram à apresentação sobre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que completou 115 anos em 2024. Posteriormente, tiveram acesso a fotos e vídeos sobre a Petrobras e sobre a Repar e puderam sentir um pouco do universo prático do setor de energia.
Representantes das instituições discursam emocionados
Emocionado e com a voz embargada em momentos de seu discurso, o gerente-geral da Repar, Felipe Leonardo Gomes, falou sobre a importância do Programa Autonomia e Renda Petrobras. “A educação é transformadora! O acesso a este tipo de qualificação técnica pode transformar vidas e este é o objetivo do Programa Autonomia e Renda”, enfatizou.
José Londero, gerente de manutenção da Refinaria, trouxe a todos uma mensagem positiva e de esperança. Londero complementou a mensagem de Gomes dizendo que “com formação, há espaço para todos. Eu, por exemplo, fiz Curso Técnico em Eletrotécnica pelo Cefet – RS e foi o início de tudo. Vocês estão em uma instituição federal de ensino se preparando com os melhores. As indústrias de gás, energia, automobilística e outras precisam de pessoas capacitadas para as mais diversas áreas. Agarrem essa chance!”
O reitor do IFPR, professor Adriano Willian Viana Pereira, não escondeu a felicidade desta parceria entre Petrobras e IFPR. “Esta parceria entre Petrobras, FaifSul e IFPR está estabelecida, será perene e com certeza dará
muitos frutos. É um orgulho para o IFPR contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural e desta região e desse importante polo petroquímico que é Araucária”, celebrou.
A Coordenadora adjunta da articulação nacional do Programa Autonomia e Renda Petrobras junto aos Institutos Federais (IFs), Ângela Rangel, disse que “é emocionante ver o envolvimento e empolgação da equipe e a alegria e entusiasmo dos estudantes. Juntando tudo isso que vimos hoje sobre a Petrobras-Repar com a potência dos Institutos Federais, temos a certeza de que o Programa alcançará seu objetivo e formará ótimos profissionais”. Ela mostrou-se confiante para o futuro dos alunos e futuros profissionais.
O Coordenador do Programa Autonomia e Renda Petrobras junto ao IFPR, Nelson Castro, falou entusiasmado sobre a aula inaugural: “Hoje com certeza foi um dia emocionante. É o resultado de um trabalho que não começa agora. Começou lá atrás. Foi possível perceber a demanda que foi construída em parceria com os IFs, o porquê das escolhas dos cursos. Quando se faz uma aula inaugural com o objetivo de mostrar como as coisas funcionam para os alunos, isso é sensacional”.
O ex-reitor do IFPR e atual coordenador adjunto do Programa junto ao IFPR, Odacir Antonio Zanatta, também falou sobre a aula inaugural. “Extrapolou nossas expectativas. Preparamos um evento para 80 pessoas, mas nos
surpreendemos com os alunos, que vieram em peso. Agradecemos à Repar por ter disponibilizado os ônibus para trazê-los. Eles foram recepcionados com honra – identificados, ganharam mimo, tiveram palestras maravilhosas. Puderam ver razão no que estão fazendo”.
Alisson Machado, Coordenador Pedagógico do Programa junto ao IFPR, ressaltou que o evento terá um efeito multiplicador e motivacional. “Meu sentimento é o de que vivenciamos um momento muito especial, de sinergia
entre os princípios que orientam o Programa Autonomia e Renda e os sonhos dos nossos alunos.. É apenas o início de uma jornada incrível que trilharemos pelos próximos anos”, completou.
Depoimentos de esperança e perseverança
Para Juliane Roque dos Santos (35), do curso Técnico em Eletrotécnica, o sentimento sobre o Programa é muito forte. Com os olhos lacrimejando, a aluna contou como foi descobrir que havia sido selecionada: “Eu fiquei para a reclassificação. Eu não tinha conseguido no primeiro sorteio de vagas e tinha ficado muito triste. Aí eu recebi um e-mail falando da reclassificação para fazer a matrículas, mas eu ainda estava para ‘além das vagas’. Mas quando eu recebi o e-mail para a matrícula eu literalmente gritei! Pulei de alegria! O curso é muito importante para mim. As matérias são incríveis e a grade curricular é maravilhosa. Fazer parte do Programa e ser aluna de uma instituição de ensino do tamanho e da grandeza do Instituto Federal do Paraná para mim é muito importante. E vai ser muito importante para minha carreira. Quero terminar o curso, me formar e continuar. Quero me colocar no mercado, mas enquanto eu não conseguir vou me aprimorando. Eu quero e vou continuar.”
O venezuelano Antony Saul Lugo (31), do curso Montador de Andaimes, está há pouco mais de um ano no Brasil e quer, acima de tudo, aprender. “Estou aqui para aprender. Quero me capacitar e melhorar. Na Venezuela eu
estudei, mas aqui no Brasil meu estudo não foi reconhecido. Então, tenho que começar do zero. Na verdade, eu nem acreditava que um programa como este existia. Estou ganhando para estudar. É algo inacreditável”, contou.
Edineia Moreira (45), do Curso Técnico em Mecânica, está desempregada e vê o curso como uma oportunidade de se recolocar no mercado. “Quando vi meu nome, vou ser bem sincera, eu nem esperava. Mas era para mim. A minha esperança é a de conseguir um emprego em qualquer lugar na área de gás e energia. E eu não vou parar. Quero continuar estudando.”
Ana Paula Mazurosky (34), do Curso Técnico em Mecânica, acreditava desde o início que estaria no Programa. “Eu fiquei realmente emocionada ao saber que estava classificada. Eu estava com uma expectativa muito grande. Coloquei toda fé nisso e deu certo. Eu estou vindo de um período grande de desemprego. Sou da área ambiental. Bolsista 100% ProUni. Tenho muita expectativa do Curso Técnico me abrir portas em indústrias. É um sonho receber uma bolsa para estudar. E ainda tem um espaço kids para as crianças. Minha filha tem 9 anos e está ansiosa para ficar com as estudantes de pedagogia que estarão lá.”
Mensagem de incentivo
O gerente de manutenção da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, José Londero Machado, que tem também em sua formação o curso Técnico em Eletrotécnica pelo CEFET-RS (1999-2001), é uma “prova viva” de que os cursos da Rede Federal de Educação fazem a diferença e de que acreditar em seus sonhos pode levá-lo a lugares incríveis.
Ele deixou uma mensagem para os alunos. Confira:
“Pessoal, a mensagem que eu deixo para vocês é de persistência, inspiração e foco nos objetivos. A jornada de estudos nem sempre vai sei fácil, nem sempre vai ser simples. Vão ter momentos desafiadores, difíceis, mas a persistência é fundamental. Criar uma rede de apoios, estudar junto com os colegas, procurar os professores, procurar conhecidos que possam ajudar a superar essas dificuldades no aprendizado. A persistência vale a pena, porque tendo a qualificação, isso vai permitir criar as oportunidades, abrir portas para estar capacitado a se apresentar para trabalhos nos vários segmentos da indústria – no petróleo e gás, área de energia, automobilística, montadoras etc. Boas qualificações geram boas oportunidades. Este é o primeiro passo. Sigam em frente – persistência, dedicação, que isso com certeza lá na frente trará bons frutos.”