Aulas em Paranaguá voltam ao normal na segunda-feira (21) – Instituto Federal do Paraná

Aulas em Paranaguá voltam ao normal na segunda-feira (21)

O campus Paranaguá do IFPR retorna ao seu funcionamento normal na próxima segunda-feira, dia 21 de março. A partir desta data, alunos, docentes, servidores técnicos e terceirizados devem comparecer ao campus e retomar as suas atividades normais. As aulas foram suspensas no início da semana, devido à série de transtornos causados pelas chuvas na região litorânea.

Balanço
Segundo a Defesa Civil, Já passa de 16 mil o número de pessoas que tiveram que deixar suas casas no Litoral do Paraná em consequência das chuvas do último fim de semana. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira (16), 14.363 pessoas ficaram desalojadas (foram para casas de familiares e amigos) e 2.487 ficaram desabrigadas (tiveram que recorrer a abrigos públicos). Destas, 591 permanecem em abrigos. A situação é mais grave nos municípios de Antonina e Morretes, que concentram o maior número de pessoas atingidas.

Durante a semana, toda a comunidade acadêmica se envolveu com situações emergenciais. A estrutura do campus foi e está sendo utilizada para colaborar com a comunidade litorânea, que ainda carece de diversos itens de consumo básico, como água, alimentos, colchões, roupas e cobertores.

Rede de apoio
Professores, técnicos e alunos do IFPR, UFPR Litoral e Fafipar montaram de um grupo de trabalho para discutir, planejar, e executar ações para a reestruturação do Litoral após a crise gerada pelos deslizamentos e enchentes. Diariamente, são realizadas reuniões na sede da Fafipar.

Uma das ações que está sendo planejada, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, é uma capacitação para a prevenção de doenças. Se os cuidados necessários não forem adotados, há o risco de disseminação de doenças como a gastroenterite, leptospirose e  dengue. O treinamento será realizado com servidores e alunos das três instituições nesta sexta-feira (18) e abordará temas como tratamento da água para consumo, condutas de limpeza de caixas de água e residências e prevenção e identificação de sintomas de doenças ligadas às enchentes. As orientações serão repassadas à comunidade litorânea.

Distribuição de água
O Câmpus Paranaguá do IFPR é um dos locais de distribuição de água potável em Paranaguá. Desde o último sábado, já foram distribuídos 600 mil litros de água para a população. A água está sendo fornecida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e vem de uma unidade de Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

Doações
Doações para o litoral estão chegando de diversas regiões do país. Em Curitiba, elas podem ser entregues até sexta-feira no prédio da reitoria (Rua João Negrão, 1285), em frente à biblioteca. O Instituto disponibilizou uma van que levará os donativos até Paranaguá. Quem puder ajudar pode trazer, principalmente, os seguintes itens: água potável; alimentos não perecíveis; material de higiene e limpeza; roupas; cobertores; colchões e velas.

Os quartéis do Corpo de Bombeiros, as lojas dos supermercados BIG, Mercadorama, Wall Mart, Muffato e Condor de todo o Estado também recebem donativos.

Para doações em dinheiro, o Provopar criou a seguinte conta corrente: Banco Itaú – AG 4143 – C/C 00736-9.

Mais informações sobre doações podem ser obtidas pelos telefones (41) 3350-2706 e (41) 3234-1118.

Informações: Campus Paranaguá, Governo do Paraná, Defesa Civil, Provopar e Sanepar.