Bancada paranaense poderá destinar emendas para o IFPR – Instituto Federal do Paraná

Bancada paranaense poderá destinar emendas para o IFPR

Os deputados federais paranaenses poderão fazer emendas ao Orçamento da União em benefício do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Nesta semana, o reitor do IFPR, Alipio Leal, esteve em Brasília, onde conversou com os deputados federais e senadores eleitos pelo estado. Na terça (16) e quarta-feira (17), ele visitou os gabinetes de todos os parlamentares do Paraná e também participou de uma reunião da bancada. O reitor pleiteia o acréscimo de cerca de R$ 22 milhões, por meio de emendas parlamentares, ao orçamento do IFPR.

Ele explica que os recursos serão utilizados em projetos específicos nos diversos campi espalhados por todo o estado. “Pretendemos fazer a aquisição de equipamentos, realizar obras nos prédios e aumentar o nosso acervo bibliográfico”, diz. “Essas melhorias visam à expansão do Instituto e também à consolidação das unidades já implantadas”, diz o reitor.

Segundo Leal, a receptividade dos parlamentares foi boa: “Todos se mostraram abertos ao diálogo e demonstraram interesse em contribuir com o nosso projeto, que é o de interiorizar o ensino técnico e profissionalizante, tendo em vista o desenvolvimento econômico e social do Paraná”.

As emendas para o IFPR poderão ser individuais (de autoria de cada deputado ou senador) e coletivas (de toda a bancada paranaense).

O prazo para o recebimento de emendas ao Orçamento da União para 2011 (PL 59/10-CN) foi aberto nesta quarta-feira (17) e segue até quarta (24) da semana seguinte. Cada senador ou deputado poderá apresentar até 25 emendas à proposta orçamentária. A soma de emendas individuais não deverá ultrapassar R$ 13 milhões, limite estabelecido neste ano pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), composta pelos deputados federais e senadores.