Informe sobre o Retorno Gradual às Atividades Presenciais
Publicado em
Desde março de 2020 o IFPR adotou o trabalho remoto com o objetivo de PROTEGER a VIDA, evitando a propagação da covid-19. Agora, em setembro de 2021, com a popularização dos protocolos de saúde (como o uso de máscara, do álcool em gel, o distanciamento) e principalmente com o avanço da vacinação, os índices de contaminação e de hospitalização pela covid-19 estão diminuindo, passamos a poder vislumbrar um POSSÍVEL retorno seguro às atividades presenciais.
A partir de 01 de outubro entra em vigor a Resolução nº 29 do Conselho Superior (Consup), que autoriza o retorno GRADUAL das atividades presenciais, desde que elas possam ocorrer de forma segura, seguindo as normas estabelecidas no Protocolo de Cuidados para a Prevenção da covid-19 no IFPR e no Plano de Contingência, desenvolvidos pela Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação da covid-19 no IFPR. O Plano de Contingência traz temas de preparação para o retorno das atividades presenciais e descreve quais são as condições para o retorno gradual das atividades presenciais, que se darão em 5 fases:
Confira o vídeo gravado pelo Diretor do Campus, Joaquim José Honorio de Lima, explicando como se darão as atividades a partir de outubro:
Para planejar esse retorno presencial de forma segura e responsável, a Comissão Local de Acompanhamento e Controle da Propagação da covid-19 do Campus Avançado Barracão, juntamente com com a Gestão do Campus, está criando o Plano de Ação que determinará os protocolos, cuidados e procedimentos que deverão ser seguidos para que tenhamos o retorno seguro das atividades presenciais em cada uma das 5 fases, tendo como base a realidade do nosso Campus e as condições sanitárias de Barracão e dos municípios circunvizinhos.
Nos dias 29 e 30 de setembro (quarta e quinta-feira) o IFPR estará realizando o Seminário: Planejamento, Cuidados e Re(Encontros) no IFPR, transmitido pelo Canal Conexão IFPR no YouTube, para esclarecer, discutir e divulgar para a Comunidade Acadêmica os temas abordados no Plano de Contingência. O retorno ao presencial dependerá do empenho e comprometimento de todos com a observância dos protocolos de cuidado.
Assim que a Gestão e a Comissão Local de Acompanhamento e Controle da Propagação da covid-19 concluírem os trabalhos com o Plano de Ação, informaremos os próximos encaminhamentos rumo ao retorno presencial gradual e seguro.
Links relevantes: