Notícias

Professor do campus Barracão publica seu primeiro livro 

Publicado em

  • Livro publicado pelo profº Jovane, do IFPR campus Barracão

Jovane Gonçalves dos Santos, professor de Sociologia e Coordenador do grupo de pesquisa Gisberta no campus de Barracão, publicou seu livro “Homens, bichos e diabos: O   -jepotá entre os Guarani Nhandéva”, pela editora Appris. 

A obra, com 143 páginas, resultou da etnografia realizada pelo autor durante os anos em que cursava Mestrado. Jovane, morou por mais de um ano em comunidades indígenas Guarani do Brasil e do Paraguai. Dedicou uma parte desse tempo a analisar um fenômeno denominado -jepotá, que transforma as pessoas em animais, momento em que os “nativos” costumam dizer que o sujeito afetado por esse mal é alguém que “encarna o diabo”. Por outro lado, quando submetidos a medicina dos “brancos” o diagnóstico é de que as pessoas acometidas pelo -jepotá têm esquizofrenia. Nesse emaranhado de saberes, o pesquisador conviveu “entre homens e diabos” para compreender como a comunidade analisada entende e trata as pessoas que estão deixando de ser gente para se transformarem em bichos. 

O livro está à venda nas livrarias do país, inclusive em formato e-book. Dois exemplares estarão disponíveis na biblioteca do campus de Barracão.