Audiência pública para construção coletiva do PDI-IFPR 2019/2023 – Campus Barracão

Audiência pública para construção coletiva do PDI-IFPR 2019/2023

Na última quinta-feira, 24 de maio de 2018, ocorreu, em audiência pública, o Evento de Construção do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2019/2023 do IFPR – Campus Avançado Barracão, contando com a presença do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFPR e representante da reitoria, professor Paulo Yamamoto, acompanhado da comitiva da Reitoria do PDI. A intenção foi ouvir o maior número possível de interessados no desenvolvimento do IFPR, que participaram do evento ou mandaram representantes, entre professores e demais servidores, estudantes, pais e responsáveis, representantes locais, prefeitos e demais autoridades da tri fronteira e região. Todos tiveram a oportunidade de contribuir com perguntas e sugestões que serão levadas em consideração e pautarão o planejamento institucional do IFPR – Campus Avançado Barracão para os próximos cinco anos.

Dentre as principais demandas levantadas no evento estão o aumento da infraestrutura do Campus, com a construção de um bloco de salas de laboratório, um anfiteatro, um ginásio de esportes e a criação de uma área de lazer e convivência para os estudantes. Também foi levantada a possibilidade de oferta de mais cursos técnicos e de nível superior. Foi esclarecido que a abertura de novos cursos depende de um estudo sobre sua viabilidade e demanda na região. Contudo, devido à tipologia de campus avançado, o Campus Avançado Barracão somente pode ofertar cursos dentro de um único eixo. Com a mudança desta tipologia para a de um campus, pode-se ofertar cursos em até três eixos diferentes. Foi ressaltado que a mudança de tipologia do Campus Avançado Barracão para Campus depende também de articulação política e que os representantes políticos da tri fronteira e região podem desempenhar um papel significativo nessa direção. Cursos na modalidade a distância, em conjunto com parcerias com as prefeituras locais que disponibilizem infraestruturas próprias para esses cursos, podem ser uma boa saída para a diversificação e aumento da oferta de cursos profissionalizantes.