Campus Avançado Barracão realiza diversas ações no combate ao coronavírus – Campus Barracão

Campus Avançado Barracão realiza diversas ações no combate ao coronavírus

Apesar da paralisação do Calendário Acadêmico e da interrupção das atividades presenciais, como medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus, o Campus Avançado Barracão segue com seus trabalhos remotamente. Confira as ações realizadas até o momento:

Conscientização sobre o Covid-19:

Antes da paralisação das aulas, os estudantes foram informados com conversas e cartazes de medidas de prevenção do contágio do coronavírus e essa conscientização, bem como a orientação de estratégias de manutenção da saúde em casa, seguem nas redes sociais institucionais do Campus e da Reitoria.

Distribuição de cestas básicas:

Oitenta por cento das vagas ofertadas para nossos cursos são para cotistas e boa parte desses enquadram-se em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica. Tentando garantir a sua permanência nos cursos, os estudantes em situação de maior vulnerabilidade participam do Programa de Assistência Complementar ao Estudante (PACE), recebendo uma ajuda financeira mensal. Contudo, devido à suspensão do Calendário Acadêmico, esses auxílios também acabaram suspensos. Visando contornar essa situação, os servidores organizaram a doação de cestas básicas para as famílias em maior vulnerabilidade socioeconômica.

Oferta de atividades alternativas às aulas:

Apesar de a maior parte dos estudantes do IFPR terem acesso à internet a partir de suas casas, esse acesso não é universal e, boa parte das vezes, não tem qualidade suficiente para permitir atividades regulares de Ensino a Distância. Para reforçar os vínculos com nossos estudantes e tornar o tempo de isolamento em casa produtivo, nossos docentes estão ofertando, através de plataformas digitais gratuitas e mesmo por meio de redes sociais, atividades que não substituem as aulas, mas complementam a formação integral de nossos estudantes que podem, facultativamente, ter acesso à revisões de conteúdos, exercícios, tirar dúvidas, receber orientações e participar de atividades/concursos artísticos sem saírem de suas residências.

Confecção de máscaras reutilizáveis:

Como é de conhecimento geral, uma das maneiras de se prevenir a propagação de infecções respiratórias como a causada pelo novo coronavírus é a utilização de máscaras. Porém, devido à demanda mundial por Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os profissionais da saúde, que estão na linha de frente de combate ao vírus, há uma escassez desse tipo de equipamento nas lojas especializadas, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incentivar a fabricação artesanal desse tipo de máscaras. Buscando auxiliar a comunidade da trifronteira, o Campus submeteu o projeto Costurando Proteção em edital interno do IFPR para financiar ações de combate ao COVID-19. Nosso projeto foi aprovado e estamos aguardando liberação de recurso para a produção de 600 máscaras reutilizáveis que serão distribuídas para a comunidade.

Participação no Desafio Sebrae Hackathon Online:

O desafio consiste numa maratona de ideias e desenvolvimento de projetos visando criar soluções aplicáveis ao micro e pequeno empreendedor neste momento de crise e contou com a participação de estudantes e servidores do Campus.

Participação na criação do Mapa Solidário:

Em parceria com a UTFPR, auxiliamos na criação do aplicativo “Mapa Solidário”, que no momento atende à cidade de Toledo – PR, para ajudar a comunidade neste momento de crise causada pelo COVID-19. O objetivo do aplicativo é estabelecer uma comunicação entre as pessoas que são considerados pertencentes ao grupo de risco do Coronavírus com aqueles que se dispõem a ajudar essas pessoas. Você pode acessar o Mapa Solidário  em: https://mapasolidario.td.utfpr.edu.br

Acompanhe nossa página no Facebook  e este site para mais informações.