Projeto Cine Fronteira tem sua 10ª Sessão Neste Sábado
Publicado em
O Projeto de Extensão Cine Fronteira retorna suas atividades neste segundo semestre no próximo sábado, dia 5 de agosto, com o filme brasileiro “Os Famosos e Os Duendes da Morte” (2010) de Esmir Filho (primeiro longa deste que também dirigiu o viral “Tapa na Pantera”).
O filme “fala de um rapaz de 16 anos que vive numa típica cidade interiorana gaúcha, devidamente entediante para um adolescente. Não à toa, esse fã de Bob Dylan tem contato com a vitrine do mundo por meio da internet, utilizando assim a rede (blogs, flickrs etc) como um dos canais de transcendência daquele espaço e condição. É através de vídeos do YouTube que teremos contato com uma personagem quase irreal, uma mocinha linda, que inaugura o primeiro minuto de filme e que será um mantra no correr da projeção. O longa explicará, em doses homeopáticas, quem é a pequena e o rapaz que a acompanha nos vídeos.” (Cinética)
Este filme inicia o 3º Eixo Temático do nosso projeto: Distâncias e Identidades, um eixo onde buscaremos tratar de certos distanciamentos e deslocamentos que os personagens demonstram no meio em que se encontram, ou de processos de construção de identidade que estes demonstram.
A partir deste semestre teremos uma novidade: na semana seguinte de cada sessão será publicado um pequeno artigo no Jornal da Fronteira onde contaremos o como foi a sessão, o que os participantes acharam do filme e o que discutimos.
Crítica ‘Cinética’: https://www.revistacinetica.com.br/famososduendes.htm