Nota da Direção do Campus Avançado Barracão – Campus Barracão

Nota da Direção do Campus Avançado Barracão

Em tempos de isolamento, as angústias e incertezas fazem parte de nossa rotina. E uma dessas incertezas é relativa à manutenção de nosso calendário acadêmico.

Nas redes sociais notamos que muitas instituições de ensino, em especial as da rede privada, estão propondo atividades virtuais, de modo a dar continuidade às atividades letivas.

No IFPR, que prima por uma educação inclusiva, de qualidade e a que todos tenham acesso, foi realizado um levantamento para verificar a porcentagem de alunos que têm acesso à internet.  Detectou-se que existe uma parcela de alunos que não possui conectividade em suas casas.

Em especifico, a pesquisa realizada no Campus Avançado Barracão, 15% dos alunos não responderam ao questionário – provavelmente não possuem acesso a internet. E das respostas que tivemos, 69% dos alunos tem acesso através de computadores e os demais pelo telefone celular. Dos 214 respondentes, apenas 55.6 % tem acesso a internet sem limite de trafego de dados.

Face aos dados expostos acima, a proposição de aulas em EAD, substituindo as presenciais, excluiria parcela de nossos estudantes das atividades letivas, o que não vem ao encontro do defendido pelo IFPR.

Contudo, atividades extracurriculares não obrigatórias, como proposição de grupos de debate online, clubes de leitura e envio de materiais que subsidiem/reforcem conteúdos já estudados, podem ser mediadas pelos docentes, de modo que o contato com nossos estudantes permaneça e o incentivo aos estudos também.

Reiteramos, no entanto, que essas atividades não serão contabilizadas como reposição, nem mesmo avaliadas, mas servem como estímulo ao crescimento pessoal e profissional dos envolvidos.

No meio de tanta insegurança, nosso maior desejo é que estejamos abundantes em saúde física e mental e que, no meio de tanta tragédia, tiremos alguma lição, algo que nos leve a refletir sobre nossas atitudes. Desejamos que todos possam ter muita força para lidar com este momento e que tenhamos sabedoria para enfrentar a situação.

E lembrem-se, não estamos de férias, e sim de quarentena!

Fiquem em casa!

Se cuidem!